Quais alimentos ajudam a dormir melhor?
8 de abril de 2019 776 Visualizações

Quais alimentos ajudam a dormir melhor?

Entenda a relação entre alimentação e modulação do sono.

Se você quer uma boa noite de sono, aposte na alimentação. Componentes nutricionais presentes em determinados alimentos auxiliam na modulação de diferentes vias associadas do sono. O que se consome antes de dormir tem relação direta com a indução, manutenção e qualidade do descanso.

O consumo excessivo alimentar antes de dormir é um fator de risco para desenvolvimento de obesidade e compulsão alimentar. É um ciclo vicioso que se inicia com uma noite mal dormida. A falta de sono pode levar ao aumento da ingestão calórica no dia seguinte, especialmente de alimentos ricos em açúcares e gorduras.

Um hormônio que controla os padrões de sono é a melatonina. Produzida no cérebro, apresenta influência da alimentação e de hábitos inadequados antes de dormir, como presença de luz. O triptofano é um aminoácido chave que atua como cofator da melatonina, e por isso deve ser ajustado na alimentação. Das suas principais fontes destacam-se o kiwi, a banana e as oleaginosas (castanhas, nozes).

Micronutrientes como magnésio e vitaminas do complexo B também são considerados essenciais na produção da melatonina, favorecendo a indução e a manutenção da qualidade do descanso. Nesse caso, incluir cereais (arroz) e leguminosas (feijão) antes de dormir é uma boa estratégia. A aveia e a cereja, por sua vez, são fontes naturais de melatonina e podem ser adicionadas na refeição pré-sono.

Sono ruim e a obesidade

A diminuição do tempo de sono é comum na sociedade moderna, onde o tempo é reduzido e o estresse aumentado. Diversos estudos na literatura científica evidenciam que pessoas que dormem menos apresentam uma maior possibilidade de ganhar peso e se tornarem obesos. Esse fator é explicado por conta da razão grelina/leptina, hormônios associados à regulação do apetite e fome. Esse desequilíbrio hormonal aumenta a sensação de fome e potencializa a compulsão alimentar.

Por isso, vamos buscar cada vez mais caminhos para ajustar o nosso sono diariamente e reduzir todo o estresse comum da vida conturbada que levamos atualmente. A alimentação é uma das soluções para isso!

Fonte: G1

Anterior REGIÃO: Homem é perseguido e morre após ser baleado 11 vezes
Next REGIÃO: Pedreiro morre após ser espancado por suspeita de estupro

Você pode gostar também

Últimas Notícias

GUAÍRA: As drogas foram apreendidas em auto próprio juntamente com o veículo e aparelho celular, sendo elaborado um Termo Circunstanciado contra o E.S.S., por porte de drogas.

Na delegacia de Barretos esteve a vítima J.C., 40 anos, informando que reside na Rua 24, cidade de Guaíra, e ainda de acordo com seu relato, ele exerce a função

Últimas Notícias

BEBEDOURO: Pedreiro tenta atirar na ex e mata colega de trabalho dela

Suspeito não aceitava fim do relacionamento e invadiu local onde dupla trabalhava. Mulher já havia registrado 4 boletins de ocorrência por violência doméstica. Homem confessou o crime, diz delegado. Um

Últimas Notícias

REGIÃO: PRF apreende carga de R$ 1,5 milhão em cigarros contrabandeados

Um carregamento de aproximadamente 500 mil maços de cigarros contrabandeados, avaliado em R$ 1,5 milhão, foi apreendido em uma carreta bitrem, no quilômetro 64, no entroncamento da BR-153 com a

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta