Câmara aprova texto-base de projeto que permite privatização dos Correios
6 de agosto de 2021 474 Visualizações

Câmara aprova texto-base de projeto que permite privatização dos Correios

A Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta quinta-feira (5/8), por 286 votos a 173, o texto-base do projeto de lei de autoria do Palácio do Planalto que permite a privatização dos Correios. A matéria permite que a iniciativa privada assuma atividades hoje exclusivas da estatal. Falta ainda a análise de 10 destaques – que podem modificar o conteúdo final do texto – depois, o projeto seguirá para a análise do Senado Federal.

O governo federal acredita que se os senadores aprovarem a matéria nos próximos meses, será possível realizar o leilão dos Correios já no primeiro semestre de 2022, com a venda de 100% da estatal. A partir disso, a empresa será conhecida como Correios do Brasil.

No entanto, o monopólio postal (cartas e impressos) é assegurado pela Constituição Federal e, por isso, o novo operador da estatal terá de oferecer tais serviços mesmo às cidades pequenas. Para isso, quem arrematar os Correios durante o leilão, terá de operar os serviços postais via contrato de concessão, por no mínimo cinco anos.

Já as tarifas a serem aplicadas pela nova empresa, poderão ser diferenciadas geograficamente, segundo o relatório, deverá ser levado em consideração “o custo do serviço, a renda dos usuários e os indicadores sociais, com o fim de garantir o acesso de qualquer pessoa física ou jurídica, independentemente de sua localização e condição socioeconômica, ao serviço postal universal”.

Buscando agradar os contrários à matéria, o relatório do deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA) prevê um período de estabilidade de 18 meses aos funcionários dos Correios após a desestatização, ficando proibida a dispensa sem justa causa. Será oferecido aos empregados um plano de demissão voluntária (PDV), com período de adesão de 180 dias contatos a partir da data de privatização.

 

Fonte: Lombarts Comunicação
Anterior BARRETOS: Menor é detido com drogas no “brejo” do Luís Spina
Next BARRETOS: Filho é agredido com soco na boca e cabo de vassoura pelo pai

Você pode gostar também

Últimas Notícias

Bombeiros da região de Ribeirão fazem treinamento de mergulho

Reciclagem do protocolo de mergulho é anual e reforça as ações de resgate e instabilidade, como em enchentes e afogamentos Com a chegada da época de chuvas fortes, o 1º

Policial

Policia Militar prende indivíduo furtando residência e recupera objetos

Os Policiais Militares, sargento Rezende e cabo Paulo, apresentaram preso na delegacia o indiciado R.T.S., 44 anos, tendo eles informado que estavam em patrulhamento quando foram acionados para averiguarem uma

Últimas Notícias

BARRETOS: Servente é preso vendendo maconha no bairro Boa Esperança

Na delegacia estiveram os Policiais Militares, cabo Advaldo e soldado Marcos, tendo eles apresentado preso o indiciado P.P.N.B., 24 anos, servente, morador no bairro Boa Esperança, além de apresentarem também

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta