SP: DEFESA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ALERTARÁ POPULAÇÃO SOBRE DESASTRES NATURAIS PELO CELULAR VIA SMS
6 de fevereiro de 2018 997 Visualizações

SP: DEFESA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ALERTARÁ POPULAÇÃO SOBRE DESASTRES NATURAIS PELO CELULAR VIA SMS

O Coordenador Regional da Defesa Civil Major PM Mauro Alves dos Santos Junior e o Coordenador Regional Adjunto Capitão PM André Luiz Hannickel informam que Defesa Civil do Estado de São Paulo desde o dia 16 de novembro 2017, disponibiliza ao cidadão residente no Estado, a opção de se cadastrar para receber alertas de riscos de desastres naturais direto no celular, gratuitamente, por mensagens de texto. Essa prática já é bastante comum nos Estados Unidos e Japão, onde há, com certa frequência, furacões e terremotos.

A medida vai ajudar a salvar vidas em casos de chuvas fortes, enchentes, deslizamentos, incidência de raios e outros fenômenos causados por eventos meteorológicos. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e está sendo implantado em São Paulo pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP). Ele já funciona desde junho no Paraná e em Santa Catarina, onde foi implantado como projeto piloto. No território paulista, terá capacidade para alcançar os 42 milhões de celulares ativos.

“Ter essa comunicação direta com a população sempre foi um anseio nosso. Mas, para o sistema ter sucesso, é preciso a adesão das pessoas”, diz a coronel Helena dos Santos Reis, secretária-chefe da Casa Militar e coordenadora estadual de Defesa Civil. “Ninguém precisa se preocupar com spam. Os alertas são regionalizados e enviados realmente quando há necessidade”, completou.

Para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse. Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados. Com isso, o cidadão passa a receber alertas sempre que a Defesa Civil identificar uma situação de risco na área que abrange o CEP indicado.

Os alertas são curtos, com até 160 caracteres, e visam apenas informar sobre um possível risco. A qualquer momento, a população pode buscar informações detalhadas no site da Defesa Civil estadual (www.defesacivil.sp.gov.br), incluindo orientações sobre o que fazer em cada situação.

A vantagem do sistema SMS é que ele é acessível nos celulares mais simples, sem necessidade de smartphones ou pacote de dados. Por isso, seu alcance é potencialmente maior.

 

Polícia Militar, você pode confiar!

 

Anterior BARRETOS: Após ser flagrado na companhia de sua amante, homem registra Boletim de ocorrência contra o marido dela por ter sido ameaçado
Next BARRETOS: Menor é apreendido pela Força Tática traficando drogas no José Faleiros

Você pode gostar também

Policial

Furto de motocicleta no bairro Oriente

Por volta das 19:50h, o vendedor W.M.J., 52 anos, estacionou a sua motocicleta Honda CBX 250, Twister, ano 2008, vermelha, na Avenida Amador Alves de Queiroz, bairro Derby Oriente, deixando

Primeira Página

Injuria e ameaça entre vizinhos no bairro Christiano Carvalho

Na delegacia estiveram os Policiais Militares, cabos Almeida e Ednilsom, apresentando as vítimas L.S.C., 25 anos, C.S., 42 anos, P.L.A.S., 27 anos e C.S.G., 44 anos, todas elas mulheres, além

Primeira Página

Motorista morre em suposto acidente nas proximidades do Pontilhão de Altair

(Nei Colares de Souza, vítima fatal) Um suposto capotamento de um veículo GM Prisma com placas de São José do Rio Preto,  acidente também com indícios de ter sido intencional (Suicídio), matou na madrugada desta quinta-feira (31) o morador de Altair Nei Colares

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta