SP: DEFESA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ALERTARÁ POPULAÇÃO SOBRE DESASTRES NATURAIS PELO CELULAR VIA SMS
6 de fevereiro de 2018 994 Visualizações

SP: DEFESA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ALERTARÁ POPULAÇÃO SOBRE DESASTRES NATURAIS PELO CELULAR VIA SMS

O Coordenador Regional da Defesa Civil Major PM Mauro Alves dos Santos Junior e o Coordenador Regional Adjunto Capitão PM André Luiz Hannickel informam que Defesa Civil do Estado de São Paulo desde o dia 16 de novembro 2017, disponibiliza ao cidadão residente no Estado, a opção de se cadastrar para receber alertas de riscos de desastres naturais direto no celular, gratuitamente, por mensagens de texto. Essa prática já é bastante comum nos Estados Unidos e Japão, onde há, com certa frequência, furacões e terremotos.

A medida vai ajudar a salvar vidas em casos de chuvas fortes, enchentes, deslizamentos, incidência de raios e outros fenômenos causados por eventos meteorológicos. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e está sendo implantado em São Paulo pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP). Ele já funciona desde junho no Paraná e em Santa Catarina, onde foi implantado como projeto piloto. No território paulista, terá capacidade para alcançar os 42 milhões de celulares ativos.

“Ter essa comunicação direta com a população sempre foi um anseio nosso. Mas, para o sistema ter sucesso, é preciso a adesão das pessoas”, diz a coronel Helena dos Santos Reis, secretária-chefe da Casa Militar e coordenadora estadual de Defesa Civil. “Ninguém precisa se preocupar com spam. Os alertas são regionalizados e enviados realmente quando há necessidade”, completou.

Para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse. Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados. Com isso, o cidadão passa a receber alertas sempre que a Defesa Civil identificar uma situação de risco na área que abrange o CEP indicado.

Os alertas são curtos, com até 160 caracteres, e visam apenas informar sobre um possível risco. A qualquer momento, a população pode buscar informações detalhadas no site da Defesa Civil estadual (www.defesacivil.sp.gov.br), incluindo orientações sobre o que fazer em cada situação.

A vantagem do sistema SMS é que ele é acessível nos celulares mais simples, sem necessidade de smartphones ou pacote de dados. Por isso, seu alcance é potencialmente maior.

 

Polícia Militar, você pode confiar!

 

Anterior BARRETOS: Após ser flagrado na companhia de sua amante, homem registra Boletim de ocorrência contra o marido dela por ter sido ameaçado
Next BARRETOS: Menor é apreendido pela Força Tática traficando drogas no José Faleiros

Você pode gostar também

Primeira Página

Homem é vítima de maus tratos no bairro Monte Alegre

Moradora na Avenida Agostinho Pereira, bairro Zequinha Amêndola, a testemunha V.A.S., mulher, 57 anos, esteve no Plantão Policial e informou que neste final de semana ela foi até a casa

Primeira Página

BARRETOS: POLÍCIA MILITAR TRABALHANDO COM FOCO NA PREVENÇÃO!

A Polícia Militar tem como missão constitucional precípua a preservação da ordem pública, termo que abriga múltiplas atribuições e atividades, como patrulhamento ostensivo, policiamento de eventos, policiamento de trânsito, escolar,

Primeira Página

BOATO: PONTE QUE FAZ DIVISA ENTRE AS CIDADES DE COLÔMBIA E PLANURA DESABA

NA TARDE DESTE DOMINGO(01), FOI RELATADO POR VÁRIAS PESSOAS A NOSSA CENTRAL DE REDAÇÃO QUE A PONTE GUMERCINDO PENTEADO QUE LIGA A CIDADE DE COLÔMBIA/SP A PLANURA/MG, TINHA DESABADO, ENTRAMOS

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta