Secretaria informa a Pacheco que CPI da Pandemia não pode investigar governos e prefeituras
13 de abril de 2021 682 Visualizações

Secretaria informa a Pacheco que CPI da Pandemia não pode investigar governos e prefeituras

Secretaria-Geral da Mesa informou ao presidente do Senado, porém, que repasse dos recursos federais podem ser analisados. CPI da pandemia pode ser criada nesta terça (13).

A assessoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), informou nesta terça-feira (13) que, após consulta, a Secretaria-Geral da Mesa respondeu que o regimento interno da Casa impede que os senadores investiguem a conduta de governadores e prefeitos em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Entretanto, de acordo com a assessoria de Pacheco, a Secretaria-Geral informou também que é prerrogativa do Senado investigar o envio dos recursos federais a estados e municípios. Há dúvidas, porém, do alcance dessa apuração.

Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso atendeu a pedido de senadores em uma ação e determinou a instalação da CPI, o que pode ocorrer ainda nesta terça. O foco da investigação é a atuação do governo federal na pandemia.

Após a decisão de Barroso, senadores governistas e o presidente Jair Bolsonaro passaram a defender que o uso dos recursos para enfrentamento da pandemia por prefeitos e governadores também deve ser alvo da comissão.

Diante de dúvidas sobre a legalidade da abrangência da CPI, Pacheco, segundo sua assessoria, acionou a área jurídica da Casa e questionou se seria possível incluir governos estaduais e municipais na investigação.

Segundo a assessoria, a resposta da Secretaria-Geral da Mesa foi dada na noite da segunda-feira (12), por telefone.

A delimitação do escopo das CPIs no Senado está prevista no artigo 146 do regimento interno que diz que “não se admitirá comissão parlamentar de inquérito sobre matérias pertinentes aos Estados.”

De acordo com o posicionamento da área jurídica, a apuração sobre como os recursos financeiros são gastos por governadores e prefeitos, e se houve desvios, é uma prerrogativa das assembleias legislativas e câmaras municipais.

Novo requerimento
Nesta segunda-feira (12), um requerimento que pede a abertura de uma outra CPI para apurar a atuação de governadores e prefeitos, elaborado pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE), alcançou 34 assinaturas, mais do que as 27 necessárias para a abertura das investigações.

No pedido, o senador defende a apuração de “possíveis irregularidades em contratos, fraudes em licitações, superfaturamentos, desvio de recursos públicos, assinatura de contratos com empresas de fachada para prestação de serviços genéricos ou fictícios, entre outros ilícitos, se valendo para isso de recursos originados da União Federal, bem outras ações ou omissões cometidas por administradores públicos federais, estaduais e municipais”.

Na tarde desta terça-feira (13), o presidente Rodrigo Pacheco deve ler em plenário o requerimento que pede a abertura da CPI destinada a apurar exclusivamente as ações do governo federal no enfrentamento à Covid-19.

Pacheco, porém, avalia incluir na CPI o pedido formulado pelo senador Eduardo Girão, que inclui o repasse de dinheiro federal a estados e municípios. Para isso, ele terá de ter em mãos a definição do alcance das investigações.

Fonte: G1
Anterior GUAÍRA: Comerciante atira no rosto do ex-namorado da filha por ser contra o relacionamento
Next BARRETOS: Câmeras flagram ladrão furtando estabelecimento comercial na Avenida 47

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Homem é suspeito de furtar cartões bancários dos pais e furtar quase 30 mil em operações bancárias

As vítimas J.B., 82 anos, aposentado e R.R.P., mulher, 62 anos, moradores na Rua 34, estiveram na delegacia informando que eles possuem conta conjunta e um funcionário do banco em

Últimas Notícias

VOTUPORANGA: Operário morre prensado durante manutenção de máquina em Votuporanga

Um operador de máquinas de 50 anos morreu na tarde desta quinta-feira (29) após sofrer um acidente de trabalho em uma empresa localizada em Votuporanga. Segundo as informações fornecidas, um

Últimas Notícias

Moradores denunciam festa em Ribeirão Preto e aglomerações em Orlândia e Bebedouro

Moradores denunciam festa em Ribeirão Preto e aglomerações em Orlândia e Bebedouro Moradores de Ribeirão Preto (SP), Bebedouro (SP) e Orlândia (SP) foram flagrados em aglomerações neste fim de semana

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta