Se engravidar, trabalhadora temporária não terá direito à estabilidade
21 de novembro de 2019 825 Visualizações

Se engravidar, trabalhadora temporária não terá direito à estabilidade

As demais trabalhadoras não podem ser demitidas no período entre a gravidez e cinco meses após o parto; medida foi julgada na segunda-feira (18)

Trabalhadoras contratadas em regime temporário que engravidarem não têm direito à estabilidade no emprego, decidiu o TST (Tribunal Superior do Trabalho).O plenário da corte decidiu na segunda-feira (18), por maioria (16 votos a 9), que esse tipo de contratação tem peculiaridades que impedem a equivalência com o emprego comum.   

As demais trabalhadoras não podem ser demitidas no período entre a gravidez e cinco meses após o parto.  

O julgamento discutia a aplicação da súmula 244 do TST e do artigo do ADCT (Ato das Disposições Constitucionais Transitórias), que trata do direito da empregada gestante. O ADCT proíbe a demissão sem justa causa desde a confirmação da gestação e até cinco meses após o parto.   

A súmula estabeleceu que o desconhecimento da gravidez não dispensa o pagamento de indenização pelo período de estabilidade. Ou seja, se a grávida for demitida, tem direito a receber os salários de todo o período que teria de estabilidade. 

O relator da ação, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello, e o revisor, ministro Alberto Luiz Bresciani, eram favoráveis ao reconhecimento dos direitos a todas as funcionárias, independentemente do contrato.A ministra Cristina Peduzzi, autora do voto divergente -e que acabou vencedor ao ser seguido por outros 15 ministros-, afirmou que a empregada temporária não é titular do mesmo direito estendido às demais trabalhadoras.Para ela, o ADCT proíbe a dispensa arbitrária da gestante.   

No caso dos contratos temporários, porém, a ministra considerou que a duração com prazo determinado exclui esse entendimento, pois a demissão já é esperada.É caracterizado trabalhador temporário aquele que é contratado por meio de uma empresa fornecedora de mão obra para atender uma necessidade provisória, por isso há expectativa de desligamento.  
Essa regra está em vigor desde outubro, quando a legislação do trabalho temporário foi alterada por meio de decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro.  

A ministra disse que esse regime difere do período de experiência, no qual há perspectiva de manutenção do emprego.O advogado Marcelo Fortes, do Fortes e Prado, explica que o entendimento afirma a noção de que o temporário não é compatível com a garantia de emprego.   

A partir dessa compreensão, esse tipo de contratação também não geraria o direito à estabilidade.O caso ainda pode parar no STF (Supremo Tribunal Federal), por ter discutido a aplicação de preceito constitucional.   

No âmbito da Justiça do Trabalho, porém, o julgamento deve encerrar discussões, pois foi analisado por um dispositivo criado para uniformizar a jurisprudência nas turmas e tribunais.  

OS PRINCIPAIS PONTOS EM DISCUSSÃO  

Trabalho temporário  

Regido pela Lei 6.019, é aquele em que uma pessoa física é contratada por uma empresa de trabalho temporário, que a coloca à disposição de outra empresa. Esse tipo de contrato só pode ser usado para atender uma demanda temporária ou complementar e tem duração máxima de 180 dias (seis meses).  

Estabilidade

No caso das mulheres, considera o período da gestação e os cinco meses depois do parto.  O que muda para as mulheres em empregos temporários, como não há estabilidade, também não haverá o direito a receber os salários do período, caso seja demitida durante a gravidez.       

Contrato por tempo determinado

O TST decidiu pela não aplicação da estabilidade nos contratos temporários. O contrato por tempo determinado é diferente e é fechado entre o funcionário e empresa, sem intermediários. Ele pode durar até dois anos  

Fonte: acidadeon.com

Anterior REGIÃO: Briga com facada e soco entre madrasta e enteado acaba na delegacia
Next EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA AMANHÃ 22/11/2019

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Mulher é presa furtando produtos de beleza e higiene em supermercado

Uma mulher de 33 anos, identificada como A.A.O., foi apresentada presa na delegacia depois de ser flagrada furtando em um supermercado na Avenida Engenheiro Necker Carvalho de Camargos. Segundo consta,

Últimas Notícias

PITANGUEIRAS: Mesmo com medida protetiva, homem que atropelou a ex rondava casa dela, diz mãe

Caroline Neves, de 26 anos, voltava de passeio com a irmã e uma prima, quando foi prensada contra parede e carro dirigido pelo ex-companheiro. Polícia Civil pediu a prisão temporária

Últimas Notícias

BARRETOS: Ladrões arrombam residência no bairro São Francisco e furtam diversos objetos e dinheiro

Morador no bairro São Francisco, a vítima F.M.S., nutricionista, 44 anos, informou na delegacia que ele saiu de sua residência por volta das 10 horas, vindo a retornar por volta

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta