SAÚDE: Especialistas recomendam manutenção de ar-condicionado para evitar doenças respiratórias
Segundo o médico otorrinolaringologista, a recomendação médica é que tanto em casa como no trabalho seja feita a manutenção com frequência.
A chegada do verão e altas temperaturas faz com que o uso de ar-condicionado fique frequente. Porém, para evitar o surgimento de doenças respiratórias nessa época do ano, é necessário que haja a limpeza nos aparelhos.
Segundo o médico otorrinolaringologista Salvador do Carmo Rodrigues, a recomendação médica é de que seja feita a manutenção nos carros, nos escritórios e, principalmente, em casa.
“Se você não faz a manutenção e a troca do filtro, pode acumular poeira do meio externo, ácaros, vírus, bactérias e fungos. Consequentemente, se não faz essa limpeza pode sofrer doenças respiratórias, como rinite, sinusite e até pneumonia”, conclui.
Em um salão de beleza, por exemplo, o ar-condicionado já havia sido limpo há seis meses, mas já acumulou sujeira. Os filtros, que são as placas que bloqueiam as impurezas, estavam cheios de poeira.
Segundo a Juliana Vieira Nunes Martins, que é dona de uma empresa de ar-condicionado, quando o aparelho está assim, significa que é o momento para limpá-lo.
“Já passou é da hora por causa do acúmulo de sujeira. Ela acumula no filtro e na hora de filtrar o ar acaba pingando. Como mexe com química, fica tudo acumulado dentro do aparelho, junto com a poeira”, conta.
Ela explica que o ar condicionado de casa deve ser limpo uma vez por ano. Já nos estabelecimentos comerciais essa manutenção depende do tipo de comércio, mas em geral a limpeza deve ser feita a cada seis meses.
Como limpar?
Para ajudar a manter o aparelho limpo, Juliana Vieira recomenda que as pessoas lavem o filtro com água e sabão pelo menos uma vez por mês. Esse cuidado ajuda a evitar um gasto maior.
“A poeira acaba danificando um monte de peça. Pode queimar placa, turbina e, com isso, o gasto vai ser maior”, afirma.
Segundo a farmacêutica homeopata Izildinha Campos, no local há um cronograma de limpeza para evitar contaminações.
“A limpeza é quinzenal. A empresa de manutenção de ar-condicionado faz a cada 3 meses e a cada seis meses retiraram o aparelho, levam para a oficina e desmontam completamente e lavam”, conta.
Além disso, o ar-condicionado do carro também precisa de cuidados. Nesse caso, o ideal é realizar a troca a cada seis meses, independente da marca ou modelo do veículo.
Anderson Carlos da Costa é instalador de acessórios e conta que faz pelo menos três trocas de filtros por dia. Mas com a chegada do verão a procura por esse serviço é maior.
“Quando o verão chega e começa a esquentar, o pessoal lembra de usar o ar condicionado”, conta.
Além da troca do filtro de ar, o ideal é fazer uma higienização de todo o sistema de refrigeração para evitar o acúmulo de fungos e bactérias no carro.
Você pode gostar também
BARRETOS: Adolescente é detido por trafico de drogas no Conjunto Newton Siqueira Sopa
O adolescente J.L.F.V., 17 anos, foi apresentado na delegacia pelos Militares, cabos Cantarim e Girardi, que também apresentaram cocaína, crack e outros objetos. Segundo consta, os policiais foram acionados para
BARRETOS: Sacos de adubo são furtados em fazenda
O senhor I.I.N., 42 anos, foi até a delegacia a noticiou que trabalha como encarregado em uma fazenda situada às margens da Vicinal João Romero Lopes, em Barretos, e ele
Homem é dois menores são flagrados traficando drogas no bairro Califórnia
Quando realizavam patrulhamento pelas ruas da cidade, os Policiais Militares, Sargento Hespanhol e cabo Claudinei, obtiveram informação prestada por munícipe, que preferiu manter-se no anonimato, revelando que no cruzamento das
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.