SAÚDE: Especialistas recomendam manutenção de ar-condicionado para evitar doenças respiratórias
11 de dezembro de 2018 830 Visualizações

SAÚDE: Especialistas recomendam manutenção de ar-condicionado para evitar doenças respiratórias

Segundo o médico otorrinolaringologista, a recomendação médica é que tanto em casa como no trabalho seja feita a manutenção com frequência.

A chegada do verão e altas temperaturas faz com que o uso de ar-condicionado fique frequente. Porém, para evitar o surgimento de doenças respiratórias nessa época do ano, é necessário que haja a limpeza nos aparelhos.

Segundo o médico otorrinolaringologista Salvador do Carmo Rodrigues, a recomendação médica é de que seja feita a manutenção nos carros, nos escritórios e, principalmente, em casa.

“Se você não faz a manutenção e a troca do filtro, pode acumular poeira do meio externo, ácaros, vírus, bactérias e fungos. Consequentemente, se não faz essa limpeza pode sofrer doenças respiratórias, como rinite, sinusite e até pneumonia”, conclui.

Em um salão de beleza, por exemplo, o ar-condicionado já havia sido limpo há seis meses, mas já acumulou sujeira. Os filtros, que são as placas que bloqueiam as impurezas, estavam cheios de poeira.

Segundo a Juliana Vieira Nunes Martins, que é dona de uma empresa de ar-condicionado, quando o aparelho está assim, significa que é o momento para limpá-lo.

“Já passou é da hora por causa do acúmulo de sujeira. Ela acumula no filtro e na hora de filtrar o ar acaba pingando. Como mexe com química, fica tudo acumulado dentro do aparelho, junto com a poeira”, conta.

Ela explica que o ar condicionado de casa deve ser limpo uma vez por ano. Já nos estabelecimentos comerciais essa manutenção depende do tipo de comércio, mas em geral a limpeza deve ser feita a cada seis meses.

Como limpar?
Para ajudar a manter o aparelho limpo, Juliana Vieira recomenda que as pessoas lavem o filtro com água e sabão pelo menos uma vez por mês. Esse cuidado ajuda a evitar um gasto maior.

“A poeira acaba danificando um monte de peça. Pode queimar placa, turbina e, com isso, o gasto vai ser maior”, afirma.
Segundo a farmacêutica homeopata Izildinha Campos, no local há um cronograma de limpeza para evitar contaminações.

“A limpeza é quinzenal. A empresa de manutenção de ar-condicionado faz a cada 3 meses e a cada seis meses retiraram o aparelho, levam para a oficina e desmontam completamente e lavam”, conta.

Além disso, o ar-condicionado do carro também precisa de cuidados. Nesse caso, o ideal é realizar a troca a cada seis meses, independente da marca ou modelo do veículo.

Anderson Carlos da Costa é instalador de acessórios e conta que faz pelo menos três trocas de filtros por dia. Mas com a chegada do verão a procura por esse serviço é maior.

“Quando o verão chega e começa a esquentar, o pessoal lembra de usar o ar condicionado”, conta.

Além da troca do filtro de ar, o ideal é fazer uma higienização de todo o sistema de refrigeração para evitar o acúmulo de fungos e bactérias no carro.

Fonte: G1
Anterior BARRETOS: Policia localiza carro havia sido roubado em residência de idosos
Next BARRETOS: Casa e empresa de presidente da Câmara são alvos da PF na Operação Ross

Você pode gostar também

Policial

BARRETOS: Casal é preso traficando drogas nos Predinhos

A equipe da Força Tática, com os Miliares, tenente Luiz Neto, cabo Vasconcellos e soldados Adriano Reis e Andriolli, prenderam pelo crime de tráfico de drogas a doméstica J.C.L., 37

Barretos

Homem alega ter sido agredido com pedrada no bairro Luís Spina

Na delegacia esteve a vítima I.J.F., 57 anos, e em seu relato ele afirmou que o seu vizinho o chamou para levar um aparelho de televisão até o Condomínio Murano,

Barretos

MORTES EM BARRETOS ONTEM (23/01/2018) E HOJE (24/01/2018)

NOME DIA IDADE SEXO CEMITÉRIO VILMA MARIA DE ALMEIDA 23/jan 71 ANOS FEMININO JARDIM DAS OLIVEIRAS JOÃO PEREIRA DA SILVA 24/jan 54 ANOS MASCULINO CEMITÉRIO MUNICIPAL INFORMAÇÕES: VELÓRIO MUNICIPAL

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta