Prazo para prova de vida de servidores aposentados acaba dia 30
27 de setembro de 2021 386 Visualizações

Prazo para prova de vida de servidores aposentados acaba dia 30

Comprovação deve ser feita no banco onde beneficiário recebe dinheiro

Termina na próxima quinta-feira (30) o prazo para que servidores civis do Executivo Federal aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis façam a comprovação de vida, de forma a garantir a manutenção do benefício.

A medida vale para aqueles que ainda não fizeram a comprovação de vida em 2020 ou em 2021, no período de janeiro a junho de 2021. A necessidade dessa comprovação foi suspensa de março de 2020 a junho de 2021 como medida de proteção contra a pandemia.

A comprovação de vida deve ser feita na agência bancária onde o beneficiário recebe o pagamento. Quem já tem a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) – que recentemente passou a se chamar Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) – pode acessar o aplicativo SouGov.br para consultar a situação da comprovação de vida e obter as orientações para realizá-la por meio de aplicativo móvel.

Algumas instituições bancárias oferecem alternativas como prova de vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativo móvel. O beneficiário deve confirmar as opções disponíveis e o horário de funcionamento junto ao banco.

O prazo para a comprovação de vida varia conforme o mês em que o recadastramento deveria ter sido feito em 2020. Quem faria a prova de vida em setembro ou outubro de 2020 e ainda não fez a atualização deve realizar o procedimento até o dia 30 de setembro deste ano.

“Os beneficiários que não realizaram a comprovação de vida durante o período de suspensão, entre março de 2020 e junho de 2021, têm até o dia 30 de setembro para regularizar sua situação cadastral e evitar o corte na remuneração. A realização de prova de vida até 30 de setembro garante cobertura para os anos de 2020 e 2021”, informou a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia.

A não realização do cadastramento não implica em cancelamento imediato do benefício. Antes disso, há outras duas etapas: bloqueio e suspensão do pagamento. Durante o mês de setembro, quem teve o benefício bloqueado em junho entra agora na etapa de suspensão. Se ainda assim não atualizar os dados nessa segunda etapa, o benefício será cancelado.

A prova de vida deve ser feita uma vez por ano, no mês do aniversário, conforme estabelecido na Portaria nº 244 e Instrução Normativa nº 45, ambas de 15 de junho de 2020.

 

Fonte: Agência Brasil
Anterior REGIÃO: Motorista embriagado provoca colisão frontal em rodovia
Next Brasileiro é alvejado com 13 tiros no Paraguai

Você pode gostar também

Últimas Notícias

CORONAVÍRUS: a festa que pode ter espalhado o vírus em uma família de SP e matado 3 pessoas

Depois do evento, ao menos 14 convidados tiveram sintomas da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus; entre os casos, três irmãos, com mais de 60 anos, tiveram complicações graves e

Últimas Notícias

BARRETOS: Após tentativa de fuga, desempregado é preso por tráfico na Avenida 43

A equipe do Tático Comando, com os Militares, tenente Luís Neto, cabo Vasconcelos e soldado Adriano Reis, prenderam o indiciado J.C.A.S., 21 anos, morador no bairro Pimenta, pelo crime de

Últimas Notícias

BARRETOS: Pensionista sofre fratura exposta em acidente entre moto e ônibus no Conjunto José Faleiros

Um acidente de trânsito envolvendo um ônibus de transporte público e uma motocicleta, resultou em grave ferimento 9 fratura exposta) em uma das pessoas que ocupavam a motocicleta.  Segundo consta,

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta