Polícia civil prende quadrilha interestadual de caminhoneiros envolvidos em casos de desvio de cargas
A Polícia Civil de São Paulo, por meio da Delegacia de Investigações Gerais de Barretos (DIG), com apoio de agentes policiais dos Estados do Paraná, Maranhão e Ceará, bem como da cidade de Santa Bárbara D’Oeste, desencadeara na manhã da segunda-feira (07), a chamada “Operação Fake”, relacionada a uma estruturada quadrilha de caminhoneiros investigada por desviar as cargas por eles transportadas.
Segundo consta, as investigações se iniciaram a partir de um falso boletim de ocorrência de roubo, apresentado por um motorista à empresa proprietária da carga, apurando-se que, em verdade, o caminhoneiro havia desviado a carga de óleo a ele confiada.
A partir disso, e com modernas técnicas investigativas, os agentes da DIG de Barretos, sob o comando do Delegado, Dr. Rafael Faria Domingos, detectaram e identificaram a existência de um núcleo, integrado por caminhoneiros que desviavam as cargas a eles confiadas e, em seguida, eles procuravam Delegacias do estado de São Paulo para noticiarem falsamente terem sido vítimas de supostos roubos à mão armada.
Houve casos em que os criminosos falsificavam literalmente o boletim de ocorrência e apresentavam às empresas vítimas, para justificarem a não entrega da mercadoria no destino.
Os policiais identificaram ao menos 74 ocorrências falsas ou que noticiavam falsos roubos, entre os anos de 2019 e 2020, em diversas regiões do estado de São Paulo, estando envolvidos nessas fraudes, ao menos 24 motoristas, que se alternavam em diversos caminhões, preferindo cargas de alimentos e bebidas, as quais são mais facilmente vendidas no mercado clandestino.
O delegado responsável pelo caso representou junto ao Poder Judiciário pela expedição de 37 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de prisões temporárias, então, na manhã de ontem, diversas equipes de agentes das Polícias Civis de São Paulo, Paraná, Ceará e Maranhão saíram às ruas para darem cumprimento aos referidos mandados.
Foram realizadas diligencias nas cidades paranaenses de Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Rolândia, Apucarana, Londrina, Ibiporã, Mandirituba, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Curitiba, Balsa Nova, Campo Largo, Matinhos e Cruzeiro do Oeste, além de Santa Bárbara D’Oeste- SP, Fortaleza – CE e São Luís – MA
O Delegado Rafael Faria Domingos, titular da DIG de Barretos, informou ainda que o nome atribuído à operação remete à palavra inglesa correspondente a “falso”, em alusão às falsas comunicações de crimes e falsificações de boletins de ocorrência perpetradas pelos investigados.
Foram cumpridos todos os 56 Mandados judiciais, entre buscas e prisões temporárias.
Você pode gostar também
BARRETOS: Munícipe registra queixa após corte de energia elétrica
Morador no bairro Primavera, um senhor de 59 anos foi até a delegacia e noticiou que teve o fornecimento de energia de sua casa interrompido de forma indevida. Segundo relato
HOJE. POSSÍVEL TENTATIVA DE SUICÍDIO: Mulher se joga de pontilhão na Rod. Brig. Faria Lima
Uma mulher foi socorrida pelas esquipes do samu e resgate dos Bombeiros, após ter sofrido queda de cima do pontilhão da Avenida Engenheiro Necker Carvalho de Camargo que passa por
BARRETOS: Homem é preso furtando chocolates em supermercado
O auxiliar de serviços gerais M.F.S., 40 anos, morador na cidade de Frutal, Minas Gerais, foi apresentado preso no Plantão Policial pelos vigilantes Y.F.R.C., 27 anos e D.M.A., 30 anos,
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.