Polícia civil prende quadrilha interestadual de caminhoneiros envolvidos em casos de desvio de cargas
8 de fevereiro de 2022 601 Visualizações

Polícia civil prende quadrilha interestadual de caminhoneiros envolvidos em casos de desvio de cargas

A Polícia Civil de São Paulo, por meio da Delegacia de Investigações Gerais de Barretos (DIG), com apoio de agentes policiais dos Estados do Paraná, Maranhão e Ceará, bem como da cidade de Santa Bárbara D’Oeste, desencadeara na manhã da segunda-feira (07), a chamada “Operação Fake”, relacionada a uma estruturada quadrilha de caminhoneiros investigada por desviar as cargas por eles transportadas.

Segundo consta, as investigações se iniciaram a partir de um falso boletim de ocorrência de roubo, apresentado por um motorista à empresa proprietária da carga, apurando-se que, em verdade, o caminhoneiro havia desviado a carga de óleo a ele confiada.

A partir disso, e com modernas técnicas investigativas, os agentes da DIG de Barretos, sob o comando do Delegado, Dr. Rafael Faria Domingos, detectaram e identificaram a existência de um núcleo, integrado por caminhoneiros que desviavam as cargas a eles confiadas e, em seguida, eles procuravam Delegacias do estado de São Paulo para noticiarem falsamente terem sido vítimas de supostos roubos à mão armada.

Houve casos em que os criminosos falsificavam literalmente o boletim de ocorrência e apresentavam às empresas vítimas, para justificarem a não entrega da mercadoria no destino.

Os policiais identificaram ao menos 74 ocorrências falsas ou que noticiavam falsos roubos, entre os anos de 2019 e 2020, em diversas regiões do estado de São Paulo, estando envolvidos nessas fraudes, ao menos 24 motoristas, que se alternavam em diversos caminhões, preferindo cargas de alimentos e bebidas, as quais são mais facilmente vendidas no mercado clandestino.

O delegado responsável pelo caso representou junto ao Poder Judiciário pela expedição de 37 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de prisões temporárias, então, na manhã de ontem, diversas equipes de agentes das Polícias Civis de São Paulo, Paraná, Ceará e Maranhão saíram às ruas para darem cumprimento aos referidos mandados.

Foram realizadas diligencias nas cidades paranaenses de Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Rolândia, Apucarana, Londrina, Ibiporã, Mandirituba, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Curitiba, Balsa Nova, Campo Largo, Matinhos e Cruzeiro do Oeste, além de Santa Bárbara D’Oeste- SP, Fortaleza – CE e São Luís – MA

O Delegado Rafael Faria Domingos, titular da DIG de Barretos, informou ainda que o nome atribuído à operação remete à palavra inglesa correspondente a “falso”, em alusão às falsas comunicações de crimes e falsificações de boletins de ocorrência perpetradas pelos investigados.

Foram cumpridos todos os 56 Mandados judiciais, entre buscas e prisões temporárias.

Anterior BARRETOS: Motociclista morre ao se chocar contra traseira de caminhão
Next BARRETOS: Moto taxista tem veículo roubado por bandido armado durante uma corrida

Você pode gostar também

Barretos

Força Tática prende “Paulinho Cemitério” por tráfico de drogas

A equipe de Policiais Militares da Força Tática, tenente Luiz Neto, cabo Araújo e soldado Adriano Reis, prenderam pelo crime de tráfico de drogas o indiciado P.C.P.S., vulgo “Paulinho Cemitério”,

Policial

BARRETOS: Força Tática prende desempregados traficando drogas nos Predinhos

Os desempregados L.V.S., 22 anos, morador no bairro Luís Spina e L.A.M., 25 anos, morador na Avenida 13, centro da cidade, foram presos pela equipe da Força Tática, com o

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta