Plano SP: Governo confirma Ribeirão Preto na fase amarela; Barretos segue na etapa laranja e Franca, na vermelha
Para os 26 municípios da DRS 13, será permitida a reabertura de lojas, shoppings bares e restaurantes, salões de beleza e academias. Atualização passa a valer a partir de sábado (8).
O governador João Doria (PSDB) confirmou nesta sexta-feira (7) o avanço das 26 cidades da região de Ribeirão Preto (SP) – Diretoria Regional de Saúde 13 – para a fase amarela, terceira etapa do Plano São Paulo.
O anúncio havia sido antecipado pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) em coletiva de imprensa na quinta-feira (6). Com a mudança de fase, será permitida a reabertura de lojas, shoppings e galerias, concessionárias de veículos, escritórios, bares e restaurantes, salões de beleza e academias a partir de sábado (8).
Segundo o estado, na DRS 13 houve um aumento de 6,8 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por 100 mil habitantes para 22,8 vagas. Com isso, nos dados apresentados nesta sexta-feira, a taxa de ocupação para pacientes em estado grave com a Covid-19 é de 72,5%.
Na 10ª atualização do plano de retomada da economia durante a pandemia de Covid-19, o estado manteve a região de Barretos (SP) – Diretoria Regional de Saúde 5 – na fase laranja (etapa 2), e Franca (SP) – Diretoria Regional de Saúde 8 – na fase vermelha, a primeira e mais restritiva.
Pirangi (SP) e Fernando Prestes (SP), que estão na Diretoria Regional de Saúde 15, de São José do Rio Preto (SP), e fazem parte da área de cobertura da EPTV Ribeirão, afiliada da TV Globo, continuam na fase laranja.
Já Cândido Rodrigues (SP), Dobrada (SP), Santa Ernestina (SP) e Taquaritinga (SP), que estão localizadas em áreas da Diretoria Regional de Saúde 3, com sede em Araraquara (SP), permanecem na etapa amarela.
A nova quarentena vai até o dia 23 de agosto, segundo o governador João Doria e a nova atualização do plano está marcada para o dia 21.
Plano São Paulo
Em vigor desde o dia 1º de junho, o plano criado pelo governo do estado de São Paulo prevê uma “retomada consciente” das atividades em cinco etapas de flexibilização gradual.
Cada uma das 17 diretorias regionais de saúde é classificada em fases de acordo com os critérios definidos pela Secretaria de Estado Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.
O mapa elaborado pela equipe estabelece as diretrizes a serem cumpridas pelos municípios nas próximas duas semanas com base em ocupação de leitos de UTI (peso 4 na avaliação), taxa de ocupação de leitos para cada 100 mil habitantes (peso 1 na avaliação), variação de casos (peso 1 na avaliação), variação de internações (peso 3 na avaliação) e variação de óbitos (peso 1 na avaliação).
- Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
- Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
- Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores
- Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
- Fase 5, azul: “Normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene
Diretorias Regionais de Saúde
Ribeirão Preto (DRS 13)
- Altinópolis
- Barrinha
- Batatais
- Brodowski
- Cajuru
- Cássia dos Coqueiros
- Cravinhos
- Dumont
- Guariba
- Guatapará
- Jaboticabal
- Jardinópolis
- Luis Antônio
- Monte Alto
- Pitangueiras
- Pontal
- Pradópolis
- Ribeirão Preto
- Santa Cruz da Esperança
- Santa Rosa de Viterbo
- Santo Antônio da Alegria
- São Simão
- Serra Azul
- Serrana
- Sertãozinho
Franca (DRS 8)
- Aramina
- Buritizal
- Cristais Paulista
- Franca
- Guará
- Igarapava
- Ipuã
- Itirapuã
- Ituverava
- Jeriquara
- Miguelópolis
- Morro Agudo
- Nuporanga
- Orlândia
- Patrocínio Paulista
- Pedregulho
- Restinga
- Ribeirão Corrente
- Rifaina
- Sales Oliveira
- São Joaquim da Barra
- São José da Bela Vista
Barretos (DRS 5)
- Barretos
- Bebedouro
- Colina
- Colômbia
- Guaíra
- Jaborandi
- Monte Azul Paulista
- Taiaçu
- Taiúva
- Taquaral
- Terra Roxa
- Viradouro
- Vista Alegre do Alto
Fonte: G1
Você pode gostar também
REGIÃO: HC não tem mais leitos de UTI disponíveis na ala covid
Apesar dos números gerais, que apontam a presença de vagas para internação em Ribeirão, o Hospital das Clínicas chegou a 100% de lotação nesta terça Na mesma linha dos percentuais
REGIÃO: Acidente entre quatro veículos deixa dois mortos
Um dos carros envolvidos teria invadido a pista contrária e causado as colisões na altura do Rio da Onça Um acidente entre três carros e um caminhão carregado com farelos
Governo de SP deve divulgar dados sobre eficácia da vacina CoronaVac nesta quarta-feira
Previsão é a de que as informações também sejam enviadas à Anvisa para solicitar registro e liberação para uso emergencial. Na segunda, Agência concedeu certificação de boas práticas de fabricação
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.