REGIÃO: Voluntários começam a receber vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira
7 de agosto de 2020 689 Visualizações

REGIÃO: Voluntários começam a receber vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira

Vacinação faz parte da terceira fase de testes. Mais de 480 voluntários da área da saúde estão inscritos para receber a dose na cidade. Pesquisa é coordenada pela Faculdade de Medicina Rio Preto (Famerp), um dos 12 polos no Brasil.

Mais de 480 voluntários inscritos para participar da terceira fase de testes da vacina chinesa contra a Covid-19 começam a receber a dose nesta sexta-feira (7) em São José do Rio Preto (SP). A vacinação será feita no Centro de Pesquisas Clínicas da Vila Toninho.

A pesquisa na cidade é coordenada pela Faculdade de Medicina Rio Preto (Famerp), um dos 12 polos no Brasil. Serão cadastrados entre 500 e 700 profissionais da saúde em Rio Preto para participar do teste. Até a quinta-feira (6), 482 voluntários estavam inscritos para participar.

Os testes da terceira fase da Coronavac começaram no dia 21 de julho com voluntários da capital paulista. As 20 mil doses produzidas pelo laboratório chinês Sinovac Biotech chegaram no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na madrugada de 20 de julho.

Nesta terceira fase de testes, 9 mil voluntários irão receber a vacina contra o coronavírus.

A informação de que parte do teste seria feita em Rio Preto foi divulgada pelo governador estadual, João Doria (PSDB), em um vídeo publicado nas redes sociais na tarde desta terça-feira (4).

“Nós trouxemos 20 mil doses dessa vacina produzidas pelo laboratório Sinovac, em Pequin, na China. É o maior laboratório privado chinês que tem um acordo de cooperação com o Instituto Butantan, que vai produzir a vacina aqui, em São Paulo, muito provavelmente a partir de outubro deste ano”, diz .

A terceira fase de testes da vacina está sendo realizada exclusivamente com médicos e paramédicos, profissionais da saúde que estão mais expostos ao risco de contaminação por coronavírus.

“Até o final de setembro e início de outubro, nove mil pessoas terão feito a testagem e a avaliação durante o período de 90 dias, sob acompanhamento de cientistas, especialista e médicos do Instituto Butantan e também de uma comissão internacional de supervisores”, diz.

O governador do Estado de São Paulo informou que, se não ocorrer nenhuma interferência, o Instituto Butantan poderá produzir a vacina a partir do mês de outubro.

“O Butatan tem tecnologia, capacitação, pessoal, estrutura e tradição na produção em massa de vacinas, aliás já é o maior produtor de vacina do hemisfério sul. A vacina será disponibilizada para o Ministério da Saúde que, por sua vez, fará a vacinação dos brasileiros contra o coronavírus”, diz.

Teste
De acordo com chefe do Laboratório de Virologia da Famerp, Maurício Lacerda Nogueira, serão escolhidos até 700 profissionais da saúde em Rio Preto. Uma das vagas pode ser da enfermeira Luciana da Silva Longhi.

A inscrição dos voluntários é feita pela internet. O candidato preenche um formulário e passa por uma triagem antes de ser convocado para o estudo.

Durante o período de um ano, uma equipe formada por mais ou menos 15 profissionais acompanhará os participantes e coletará informações.

Entre os recrutados, metade receberá duas doses do imunizante em um intervalo de 14 dias e a outra receberá duas doses de placebo, uma substância com as mesmas características, mas sem os vírus, ou seja, sem efeito.

Os profissionais de saúde serão monitorados pelos centros de pesquisa por meio de exames entre aqueles que tiverem sintomas compatíveis à Covid-19.

Assim, poderá ser verificado posteriormente se quem tomou a vacina ficou de fato protegido em comparação a quem recebeu o placebo.

CoronaVac
A vacina da Sinovac já foi aprovada para testes clínicos na China. Ela usa uma versão do vírus inativado. Isso quer dizer que não há a presença do coronavírus Sars-Cov-2 vivo na solução, o que reduz os riscos deste tipo de imunização.

Vacinas inativadas são compostas pelo vírus morto ou por partes dele. Isso garante que ele não consiga se duplicar no sistema. É o mesmo princípio das vacinas contra a hepatite e a influenza (gripe).

Sendo assim, a vacina implanta uma espécie de memória celular responsável por ativar a imunidade de quem é imunizado. Quando entra em contato com o coronavírus ativo, o corpo já está preparado para induzir uma resposta imune.

Cientistas chineses chegaram à fase clínica de testes – ensaios em humanos – em outras três vacinas. Uma produzida por militares em colaboração com a CanSino Biologics, e mais duas desenvolvidas pela estatal China National Biotec.

Fonte: G1

Anterior BARRETOS: Mulher é roubada por motociclista armado com faca em estrada rural
Next Plano SP: Governo confirma Ribeirão Preto na fase amarela; Barretos segue na etapa laranja e Franca, na vermelha

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Armado com faca, ladrão rouba celular na Avenida Gonçalves

Um homem de 30 anos, que se identificou como I.F.S., desempregado, morador no Jardim Califórnia, esteve na delegacia noticiando que caminhava pela via pública a caminho de sua residência, quando

Últimas Notícias

BARRETOS: Pedreiro é ameaçado de morte após questionar troco recebido

O pedreiro F.P., 40 anos, morador na Travessa Nossa Senhora das Graças, bairro Monte Castelo, informou na delegacia que ele foi até um bar e comprou uma cerveja, e quando

Últimas Notícias

BARRETOS: Mulher é presa furtando vinhos, castanhas e chocolates em loja no centro da cidade

A indiciada E.A.P., mulher 55 anos, foi presa pela gerente de uma empresa de uma loja de comércio de doces, situada no centro da cidade, depois de ter sido flagrada

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta