Operação ‘Dominica Potestas’: Polícia Federal cumpre mandados em MG e SP contra tráfico de pessoas e trabalho análogo à escravidão
16 de setembro de 2021 599 Visualizações

Operação ‘Dominica Potestas’: Polícia Federal cumpre mandados em MG e SP contra tráfico de pessoas e trabalho análogo à escravidão

Ação ocorreu em Sacramento, no Triângulo Mineiro, e em Igarapava, no interior de São Paulo. Três pessoas são suspeitas dos crimes. Investigações foram iniciadas pela PF do Maranhão em março, quando 24 trabalhadores foram resgatados em Delta.

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quinta-feira (16), a Operação “Dominica Potestas” no interior de Minas Gerais e São Paulo contra tráfico de pessoas e trabalho análogo à escravidão. Foram cumpridos 2 mandados de busca e apreensão em Sacramento, no Triângulo Mineiro, e 2 mandados de busca e apreensão em Igarapava, interior de SP. Não houve prisões.

Três são investigados por submeter trabalhadores à condição análoga de escravidão e tráfico de pessoas. Somadas, as penas podem chegar até 16 anos de reclusão, além de multa.

Nos endereços dos investigados, foram apreendidos celulares e documentos diversos, que serão periciados com o objetivo de identificar outras pessoas envolvidas e as circunstâncias dos crimes.

Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Maranhão e cumpridos pela PF de Uberaba.

Investigações
As investigações foram iniciadas em 22 de março, quando 24 maranhenses foram resgatados em Delta, no Triângulo Mineiro, pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE-MG).

Conforme apurado, em fevereiro, homens e mulheres foram enganados pelos investigados e outras pessoas ainda não identificadas quanto às condições de trabalho, moradia e salário. Assim, as vítimas foram convencidas a saírem de casa no interior do Maranhão para irem trabalhar em um local a quase 2.500 km de distância.

Além das condições indignas do alojamento, foi identificado o local de trabalho não tinha banheiro, o fornecimento de água era racionado e alguns trabalhadores apenas faziam uma refeição por dia por falta de dinheiro.

Também foram constatados outros fatores que configuram a submissão das vítimas a condições análogas ao trabalho escravo diante da jornada exaustiva, ambiente de trabalho e moradia degradantes, assim como restrição de locomoção devido a dívidas com os suspeitos tanto no momento da contratação, como no curso do contrato de trabalho.

Ainda conforme as apurações, os trabalhadores chegavam a vender bens e levantar recursos para pagar a própria passagem sob a promessa de ganhar um salário ideal.

Diante da gravidade da situação, a PF solicitou à Justiça os mandados de busca e apreensão contra os 3 investigados, visando apreender computadores, mídias e quaisquer outros materiais.

Segundo a Superintendência da PF do Maranhão, as investigações continuam.

Fonte: G1

 

Anterior BARRETOS: Homem é preso após ameaçar descumprir medida protetiva ameaçando a avó
Next BARRETOS: Garoto de 16 anos é apreendido com moto roubada, drogas, dinheiro e diversos outros objetos

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Captura de procurado na Rua Santa Izabel

A equipe do Comando Força Patrulha, com o tenente Ricobello, cabo Reis e soldado Juarez, realizavam patrulhamento pela Avenida 49, quando no cruzamento com a Rua Santa Izabel, eles visualizaram

Últimas Notícias

EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA HOJE 26/03/2021

INFORMAÇÃO IMPORTANTE      Devido ao CORONAVÍRUS, o PAT vai priorizar os serviços on-line disponiveis ao cidadão. Todos os serviços oferecidos pelo posto agora podem ser acessados via internet e aplicativos

Últimas Notícias

BARRETOS: Estudante é preso com quase meio quilo de cocaína e 5 mil em dinheiro

Os Policiais Militares, sargento Uewerton e cabos Mattos e Pereira Silva, prenderam o estudante V.P.M.S., 19 anos, morador no bairro Dom Bosco, pelo crime de tráfico de drogas, sendo ainda

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta