INSS detalha comunicação à PF em caso de saque indevido de benefício
19 de abril de 2021 535 Visualizações

INSS detalha comunicação à PF em caso de saque indevido de benefício

Medidas entram em vigor no dia 3 de maio

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou no Diário Oficial da União de hoje (19) portaria que estabelece fluxo de comunicação com a Polícia Federal (PF) ou Ministério Público Federal (MPF), caso sejam identificados saques indevidos em pagamentos feitos após o óbito de beneficiário.

A portaria, que entrará em vigor no dia 3 de maio, detalha os dados necessários para a “adoção de medidas relacionadas à persecução penal” contra esse tipo de irregularidade. Os dados serão coletados, para fins de encaminhamento, “preferencialmente de forma eletrônica”, tanto à PF como ao MPF.

A portaria acrescenta que a identificação da irregularidade abrange, além do pagamento indevido de benefício após o óbito do beneficiário, a confirmação do óbito, o pagamento e o saque indevido.

“Após o encaminhamento dos dados ao MPF, haverá a comunicação à Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS para análise e providências a seu cargo”, diz a portaria.

Os dados, os documentos, o meio, a formatação e a periodicidade de envio serão ajustados com a PF e o MPF, por meio da Diretoria de Integridade, Governança e Gerenciamento de Riscos (Digov) e da Procuradoria Especializada.

No ajuste deverá constar que a PF, identificando a autoria delitiva, comunicará o fato ao INSS, para fins de adoção de medidas relacionadas à recuperação patrimonial.

Após a Digov construir e operacionalizar o ajuste, aos gerências executivas deverão comunicar os casos de pagamento indevido tão logo seja confirmado o óbito do beneficiário, o pagamento e o saque indevido nos casos em que a data do último saque tenha ocorrido há menos de 12 (doze) anos; e nos casos em que tenha havido saque de quantia superior a três competências.

“Nos demais casos, após a conclusão do processo administrativo, deverá ser dada ciência à Coordenação-Geral de Monitoramento e Controle de Benefícios, para fins de consolidação dos dados e envio trimestral à Divisão de Repressão a Crimes Previdenciários da PF e à 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF.”

 

Fonte: Agência Brasil
Anterior REGIÃO: Homem sonha que mulher teria traído ele e a agride brutalmente no meio da noite
Next REGIÃO: Mulher bate e ameaça de morte ao marido e desacata policiais

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Homem morre afogado no lago do Parque Enéas Carneiro

Um homem de 39 anos, que foi identificado como Sidnei Aparecido Rodrigues, que morava na Rua Juventino Ramos da Fonseca, Jardim Arizona, morreu vítima de afogamento quando nadava no lago

Últimas Notícias

BARRETOS: Garoto de 13 anos é detido traficando drogas no Conjunto Newton Siqueira Sopa

Um garoto de 13 anos, identificado como J.L.G.S., foi apresentado na delegacia pelos Militares da ROCAM, cabo Rodrigo e soldado Juarez, os quais também apresentaram uma sacola com 50 pinos

Últimas Notícias

BARRETOS: PM recupera veículo furtado no bairro Santana

Em patrulhamento pelo bairro Santana, equipe CGP 1 Sargento Lopes e Cabos Fernandes e Marcelo, avistaram um veículo estacionado pela via, veículo este que estava com alerta de furto. A

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta