Bolsonaro sanciona lei que permite Brasil adquirir vacinas do consórcio Covax Facility
2 de março de 2021 508 Visualizações

Bolsonaro sanciona lei que permite Brasil adquirir vacinas do consórcio Covax Facility

Bolsonaro sanciona lei que permite Brasil adquirir vacinas do consórcio Covax Facility

 

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a lei que autoriza o Executivo federal a aderir ao consórcio Covax Facility, coalizão de mais de 150 países criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19. A iniciativa é liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A sanção foi publicada na madrugada desta terça-feira (2) do “Diário Oficial da União (DOU).

O Brasil deve receber 10,6 milhões de doses de vacinas pela Covax no primeiro semestre. Mas o acordo do país com a OMS prevê o recebimento de um total de 42 milhões de doses e vai custar R$ 2,5 bilhões.

Diz a Lei Nº 14.121, de 1º de março: autoriza o Poder Executivo federal a aderir ao Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19 (Covax Facility) e estabelece diretrizes para a imunização da população. O artigo 2º informa que o governo poderá adquirir vacinas “seguras e eficazes”.

Bolsonaro vetou os artigos 3°, 4°, 5°, 6° e 7°. Ele informou que parte dos artigos são inconstitucionais, não apontam estimativas de impacto orçamento e financeiro, podem gerar insegurança jurídica e violar o princípio constitucional da separação dos poderes ao retirar a competência privativa do presidente. Bolsonaro também vetou o prazo de cinco dias para Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso emergencial das vacinas.

Doses previstas para o Brasil e o mundo
Em outubro, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, informou que a contribuição do Brasil na aliança global previa, como contrapartida, o recebimento de 42 milhões de doses de vacinas.

Esse total seria suficiente para a cobertura de 10% da população brasileira, o que equivale a cerca de 21 milhões de pessoas (considerando a necessidade de dose dupla).

A aliança Covax vai disponibilizar ao menos 2 bilhões de doses de vacinas até o fim de 2021 e 92 países pobres deverão ter acesso a 1,3 bilhão de doses ainda no primeiro semestre. O Brasil participa da aliança, mas não está na lista dos países mais pobres.

Fonte: G1
Anterior MONTE AZUL PAULISTA: Polícia prende andarilho e recupera parte de objetos furtados em residência
Next BARRETOS: Polícia apreende sacola com cocaína e celular

Você pode gostar também

Últimas Notícias

REGIÃO: Faxineira resgata cadela com paralisia que havia sido abandonada na rua

Câmeras de segurança registraram quando animal foi deixado enrolado em pedaço de pano por passageiro de carro. ‘Não dormiria sabendo que ela estaria rastejando, com fome e frio’, diz. A

Últimas Notícias

EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA HOJE 13/11/2019

ATENÇÃO: O ATENDIMENTO AS VAGAS DE EMPREGO SERÃO FEITAS EXCLUSIVAMENTE NO POUPATEMPO – LOCALIZADO AO LADO DO NORTHSHOPPING DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA: DAS 8H00 AS 17H00 E AOS SÁBADOS: DAS

Últimas Notícias

REGIÃO: Após denúncia de vizinho, homem é preso por tráfico de drogas

Um homem de 27 anos foi preso na tarde da última segunda-feira (9) às 16h na posse de porções de crack após policiais militares serem informados por um popular que

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta