27 de agosto de 2022 0 545 Visualizações

BARRETOS: Prefeita Paula Lemos entrega chaves do Programa Vida Longa

Empreendimento construído pelo governo do Estado conta com 28 moradias especialmente preparadas para idosos e ambiente voltado para se socializarem

 

A prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, ao lado de secretários estaduais, entregou nesta sexta-feira, 26, o conjunto do Programa Vida Longa, no Bairro Jockey Club, com 28 casas. Barretos é uma das primeiras cidades do estado a receber casas do programa e este momento é um dos mais relevantes da programação especial do mês de aniversário da cidade. O Vida Longa é um programa do Governo do Estado voltado para idosos em situação de vulnerabilidade, que se inscreveram e passaram por entrevistas e triagem realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

Paula Lemos ressaltou que as parcerias com o governo estadual vêm permitindo uma sequência de realização de sonhos na cidade. “Estou muito feliz de saber que 28 pessoas vão ter o seu lar, vão poder conviver, ter o sonho realizado. Que Deus abençoe muito vocês. Tenho certeza que aqui vai ser um cantinho de amor”, afirmou, mencionando que a mãe de Rodrigo Garcia, Eurides Garcia Garcia, que dá nome ao conjunto de casas, teve sua trajetória dedicada ao amor e a fazer o bem.

 

A prefeita agradeceu, além do governo do Estado, às secretárias municipais de Habitação, Célia Rodrigues, e de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Vitória Saretta, por não medirem esforços para atender a população. “A gente entrega, mas não para”, enfatizou, lembrando que, além do Vida Longa, já foi iniciada a construção de 31 casas na cidade, em outra parceria com a CDHU. Ela também destacou o trabalho em conjunto com os vereadores. Carlão do Basquete e Gabriel Uchida participaram da entrega de chaves.

 

Flávio Amary, secretário de estado da Habitação, agradeceu a Prefeita Paula pelo carinho com que preparou essa cerimônia de entrega, com bexigas e moda de viola. “Que vocês possam se socializar, que fiquem próximos uns dos outros, mais amigos”, reforçou aos idosos barretenses contemplados para morar no conjunto. “Este é um equipamento público, não vão pegar prestação, nem aluguel”, observou.

 

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury, que é médico cardiologista, destacou o ambiente proporcionado pelo programa, gerando benefícios à saúde por ser projetado para que moradores não fiquem isolados em suas casas. “Por serem idosos que vivem em comunidade, aqui vocês vão ter vida mais longa e melhor”, afirmou. O conjunto entregue contou com investimento de R$ 2,8 milhões.

 

As 28 casas horizontais ficam voltadas para um mesmo espaço central, com equipamentos para atividade física. Árvores já foram plantadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a prefeitura planeja fazer uma horta comunitária. As casas são entregues aos idosos de forma gratuita e, uma vez que reúnam condições para cuidarem de si, podem permanecer nelas.

 

As moradias já são entregues pelo governo com itens básicos como fogão, geladeira, cama, mesa, armário, além de serem equipadas com energia solar e contarem com internet gratuita. Têm porta com acessibilidade, barras para apoio e um sistema de alarme, que o idoso pode acionar em caso de emergência. Há um salão em que podem ser feitas atividades coletivas e onde é instalada uma televisão, embora os moradores também possam ter, em seu espaço, televisor próprio.

 

O município é responsável pelos custos de manutenção do conjunto e, a partir de chamamento público, contratou o Instituto O Amor para cuidar do local. Segundo Anderson Alves, presidente do instituto, os moradores contarão com atendimento de médico, enfermeiro, dentista, psicólogo, entre outros profissionais e haverá funcionários por 24h na portaria do conjunto. “Temos experiência em políticas públicas para idosos no município há 10 anos. Para o Vida Longa, buscamos referências de gestões que deram certo em programas semelhantes em outros lugares e nos preparamos para essa nova experiência”, afirmou.

 

Anderson conta que a partir de agora serão debatidas com os moradores as regras para o espaço coletivo. Nos próximos dias ocorrerão esses diálogos e os preparativos para as mudanças começam a ser realizadas. A previsão é que a partir de 5 de setembro, os contemplados comecem a se mudar para o novo lar, conforme cronograma coordenado pela Secretaria de Assistência Social.

 

Sonho realizado

Alda André , 74 anos, conta que desde que soube das inscrições, correu atrás e foi acolhida pela equipe da Assistência. “É tudo que sonhei, tudo que eu queria. Espero morar tranquilamente, gosto muito de fazer amizade. Quero fazer ginástica. Se tiver forró, a gente dança também”, diz aos risos. Ela conta que morava de favor, mas que ter o seu próprio cantinho, cuidar dos afazeres no momento em que preferir vai ser sem igual. “A gente está aqui para viver, para aproveitar o que temos de vida pela frente”, disse.

 

Maria Luiza Fardini, 75, está feliz em deixar de pagar aluguel. “Eu não imaginava que o lugar era tão bom assim, não tem nem comparação. É tudo limpinho, arrumadinho, do jeito que eu gosto”, comentou. Adelia Alzira de Oliveira está na expectativa para aumentar o convívio social. “Fiquei muito feliz”, afirmou.

 

Anterior BARRETOS: Indivíduo é preso ao tentar furtar corrente de ouro na festa
Next Após fuga, motorista é preso por furto de defensivo agrícola

Você pode gostar também

Barretos

BARRETOS: Indivíduo que participou de roubo em chácara é preso com quase meio quilo de cocaína no bairro São Francisco

Equipes da Força Tática prenderam um indivíduo envolvido em um roubo na cidade de Barretos, sendo ainda apreendido quase meio quilo de cocaína, maconha, milhares de pinos vazios, dinheiro, celular

Educação

EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA AMANHÃ 03/01/2018

ATENÇÃO:  O ATENDIMENTO AS VAGAS DE EMPREGO SERÃO FEITAS EXCLUSIVAMENTE NO POUPATEMPO – LOCALIZADO AO LADO DO NORTH SHOPPING DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA: DAS 8H00 AS 17H00 E AOS SÁBADOS:

Policial

Vendedora é ameaçada e roubada no bairro Nadir Kenan

A vendedora B.C.A., 18 anos, moradora na Rua Justo Pastor Aguilera, bairro Nadir Kenam, informou na delegacia que ela caminhava em direção a sua casa quando na Avenida Frederico Scannavino,

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta