REGIÃO: Voluntários recebem segunda dose teste da vacina nesta sexta
A Famerp começará a aplicar nesta sexta-feira (21) a segunda dose da CoronaVac no Centro de Pesquisas Clínicas da Vila Toninho. Os primeiros testes foram realizados no dia 7 de agosto. Na ocasião, o médico-chefe do laboratório de infectologia da Famerp, Mauricio Nogueira, afirmou que a segunda dose seria aplicada 14 dias após a primeira.
“Após receber uma dose, o voluntário recebe um diário, um termômetro, onde ela vai medir temperatura e anotar tudo que ela sente. Depois desses 14 dias, ela recebe um novo diário e a segunda dose. Esse acompanhamento seguirá sendo feito pelo período de um ano”, explicou Nogueira.
A expectativa é que até o começo de setembro todas as doses tenham sido aplicadas.
A Famerp é um dos 12 centros de pesquisa do Brasil que está participando dos estudos, que são coordenados pelo Instituto Butantan. A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech. A empresa afirmou que os testes realizados indicaram que 90% das pessoas produziram anticorpos contra a doença após duas semanas da aplicação e não foram identificados efeitos colaterais.
Ao todo serão 9 mil voluntários testados, sendo todos eles profissionais da saúde. Em Rio Preto, foram selecionadas cerca de 400 pacientes para o estudo. Durante o teste, metade dos candidatos receberá uma dose e outra receberá o placebo.
“Nós vamos acompanha-los muito proximamente para ver quem ficou doente. Como é um estudo de eficácia, eu preciso que uma parte dos voluntários contraia a doença. Só saberemos se a vacina funciona se o número de casos de quem tomou placebo for maior do que quem tomou a vacina. Se eu testar em uma população que não tenha risco, vai demorar muito tempo para saber se o medicamento funciona ou não”, afirmou Nogueira.
Fonte: DHoje Interior
Você pode gostar também
REGIÃO: Jovem de 18 anos morre após ser baleado
Vítima chegou a ser socorrida na Vila Reis, mas não resistiu; nenhum suspeito foi preso e caso seguirá para investigação Um jovem de 18 anos morreu depois de ser baleado
REGIÃO: Dois suspeitos morrem, corpo é achado em porta-malas e PM é baleado após tiroteio
Confronto aconteceu durante a madrugada desta quinta-feira (30) em vicinal para Jardinópolis (SP) após denúncia de tribunal do crime. Dois suspeitos morreram e um policial militar foi baleado em uma
REGIÃO: Homem armado é preso no interior da Catedral
Segundo a Polícia Militar, homem de 31 anos ameaçava cometer suicídio. Ele se rendeu após negociação e foi levado ao pronto-socorro central. A Polícia Militar prendeu um homem armado no
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.