Estudo de Oxford vê dexametasona como ‘grande avanço’ no tratamento da Covid-19
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, aponta a dexametasona, um esteroide barato e amplamente usado, como um “grande avanço” no combate à doença respiratória provocada pelo novo coronavírus.
Resultados de testes anunciados nesta terça-feira (16) mostraram que a dexametasona, que é usada para diminuir inflamações de outras doenças, reduziu as taxas de mortalidade em cerca de um terço entre pacientes de Covid-19 hospitalizados em estado grave.
“Este é um resultado que mostra que, se pacientes que têm Covid-19 e estão ligados a ventiladores ou no oxigênio recebem dexametasona, isso salvará vidas, e o fará a um custo notavelmente baixo”, disse Martin Landray, professor da Universidade de Oxford e co-líder do teste conhecido como Recovery.
Entre os pacientes de Covid-19 que não precisavam de auxílio respiratório, não houve benefício com o tratamento de dexametasona.
“Será muito difícil qualquer remédio substituir este, dado que, por menos de 50 libras esterlinas (cerca de 325 reais), você pode tratar oito pacientes e salvar uma vida”, disse.
Peter Horby, pesquisador e co-líder do teste, disse que a dexametasona é “o único remédio até agora que reduziu a mortalidade — e a reduz significativamente”.
“É um grande avanço”, afirmou. “A dexametasona não é cara na prateleira e pode ser usada imediatamente para salvar vidas em todo o mundo.”
Atualmente, não existem tratamentos ou vacinas aprovados contra Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, que já matou mais de 431 mil pessoas globalmente.
O teste Recovery comparou as reações de cerca de 2.100 pacientes, que foram designados de forma aleatória para receber o esteroide, com cerca de 4.300 pacientes que não receberam o medicamento.
Fonte: Lombarts Comunicação
Você pode gostar também
Superlotada, Santa Casa de Pitangueiras, SP, suspende novas internações: ‘Situação grave’
Com seis leitos disponíveis, unidade possui 17 pacientes internados, sendo 11 com Covid-19. Prefeitura registrou boletim de ocorrência na quinta (3) após paciente ser ‘devolvido’ para UPA. Superlotada, a Santa
BARRETOS: Escola Rural “Zuleika Inácio Lopes Ferraz” é reformada pela Prefeitura
Estão concluídas pela Prefeitura de Barretos as obras de reforma da Escola Municipal “Zuleika Inácio Lopes Ferraz”, localizada no Distrito de Alberto Moreira. “Foram vários serviços, incluindo a troca do
BARRETOS: Pedreiro é preso em flagrante após furtar cleular no centro da cidade
O pedreiro F.L.N., 27 anos, morador na Avenida 39, bairro Pimenta, foi apresentado preso no Plantão Policial, pelos Militares, cabos Silvério e Basso, os quais também apresentaram a vítima K.C.R.M.,
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.