Quais alimentos ajudam a dormir melhor?
8 de abril de 2019 814 Visualizações

Quais alimentos ajudam a dormir melhor?

Entenda a relação entre alimentação e modulação do sono.

Se você quer uma boa noite de sono, aposte na alimentação. Componentes nutricionais presentes em determinados alimentos auxiliam na modulação de diferentes vias associadas do sono. O que se consome antes de dormir tem relação direta com a indução, manutenção e qualidade do descanso.

O consumo excessivo alimentar antes de dormir é um fator de risco para desenvolvimento de obesidade e compulsão alimentar. É um ciclo vicioso que se inicia com uma noite mal dormida. A falta de sono pode levar ao aumento da ingestão calórica no dia seguinte, especialmente de alimentos ricos em açúcares e gorduras.

Um hormônio que controla os padrões de sono é a melatonina. Produzida no cérebro, apresenta influência da alimentação e de hábitos inadequados antes de dormir, como presença de luz. O triptofano é um aminoácido chave que atua como cofator da melatonina, e por isso deve ser ajustado na alimentação. Das suas principais fontes destacam-se o kiwi, a banana e as oleaginosas (castanhas, nozes).

Micronutrientes como magnésio e vitaminas do complexo B também são considerados essenciais na produção da melatonina, favorecendo a indução e a manutenção da qualidade do descanso. Nesse caso, incluir cereais (arroz) e leguminosas (feijão) antes de dormir é uma boa estratégia. A aveia e a cereja, por sua vez, são fontes naturais de melatonina e podem ser adicionadas na refeição pré-sono.

Sono ruim e a obesidade

A diminuição do tempo de sono é comum na sociedade moderna, onde o tempo é reduzido e o estresse aumentado. Diversos estudos na literatura científica evidenciam que pessoas que dormem menos apresentam uma maior possibilidade de ganhar peso e se tornarem obesos. Esse fator é explicado por conta da razão grelina/leptina, hormônios associados à regulação do apetite e fome. Esse desequilíbrio hormonal aumenta a sensação de fome e potencializa a compulsão alimentar.

Por isso, vamos buscar cada vez mais caminhos para ajustar o nosso sono diariamente e reduzir todo o estresse comum da vida conturbada que levamos atualmente. A alimentação é uma das soluções para isso!

Fonte: G1

Anterior REGIÃO: Homem é perseguido e morre após ser baleado 11 vezes
Next REGIÃO: Pedreiro morre após ser espancado por suspeita de estupro

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Comerciante alega que investigado furtou garrafa de conhaque em seu estabelecimento

O comerciante L.O.R. informou na delegacia que ele é dono de uma mercearia e no período da manhã, ele estava no estabelecimento quando por volta das 7 horas chegou o

Últimas Notícias

BARRETOS: Homem é preso traficando drogas em bar no bairro Hussein Genha

Um homem de 40 anos, coletor, identificado como T.P.P., morador no bairro Bom Jesus, foi preso no bairro Hussein Genha, pelos Policiais Militares, cabo Marcos Mariano e soldado Roberta, pelo

Últimas Notícias

Segunda dose da vacina da Covid chegou a 12,87% da população em Barretos e mais 5 cidades

Até quinta-feira (10), 187.775 pessoas tinham recebido reforço, enquanto 394.055 foram vacinadas com primeira dose dos imunizantes Coronavac ou Astrazeneca. Ao menos 187.775 pessoas receberam a segunda dose das vacinas

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta