Horário de verão: veja como se adaptar melhor às mudanças sentidas pelo corpo
Alimentos como abacate e maracujá podem ajudar a regular o sono, Manter rotina é importante
O horário de verão de 2018 começa na primeira hora deste domingo (4). À meia-noite, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora.
- Horário de verão é polêmica no Brasil e no mundo; na Europa, maioria é contra
O endocrinologista Francisco Tostes explica que o hormônio melatonina é o responsável por regular o sono e tem sua produção regulada pela luz causando problemas para muita gente se adaptar ao novo horário
“Por este motivo, quem costuma acordar mais cedo pode ter dificuldade em despertar por ainda estar escuro. Da mesma forma, como o dia fica claro até mais tarde, muitas pessoas têm dificuldade em perceber o passar das horas e demoram para começar a se recolher”, diz.
“O mais comum é as pessoas terem preguiça de acordar cedo, por ainda estar escuro, e se sentirem cansadas ao longo do dia. Evite blackouts que diminuam ainda mais a claridade”, diz Tostes.Para sofrer menos, é preciso manter a disciplina e tentar não sair da rotina que você já tem diariamente. Ou seja: acordar, fazer atividade física e ir dormir no mesmo horário para permitir que seu corpo se adapte ao novo horário.
Tostes lembra ainda que com dias claros até mais tarde é importante estar atento aos horários de atividade que possam causar agitação, já que é comum no horário de verão as pessoas aproveitarem a “hora extra” de claridade e consequentemente irem dormir mais tarde.
“Como fica claro até mais tarde, isso já pode confundir as pessoas. Algumas ficam mais agitadas após fazerem atividade física, por isso é bom cuidar para não fazer muito tarde e evitar o consumo de suplementos e energéticos que possam atrapalhar o sono”, explica.
Como o sono é o grande afetado pelo horário de verão, Tostes indica o consumo de abacate e maracujá, frutas que ajudam a ter um sono de melhor qualidade. Além de ter efeito mais positivo do que os energéticos usados para manter-se acordado.
“É preciso atentar para a hora de se deitar na noite anterior, para conseguir ter as horas e qualidade de sono adequadas. Antecipar em uma hora do horário habitual pode ser importante para alcançar esse número de horas”, diz.
FONTE: G1
Você pode gostar também
Diretor da UPA diz que Santa Casa nega leitos. Espera por vaga emergencial chega ser de 24 horas
O diretor técnico da UPA Barretos, Dr. Lucio Flávio B. Fernandes, em entrevista ao Jornal A Gazeta de Barretos Regional, nesta segunda-feira (09), afirmou que a Santa Casa tem negado
Ladrões invadem e danificam Cemei no bairro Zequinha Amêndola
Diretora da Cemei Fernanda Teixeira de Almeida, instalada na Avenida Agostinho Pereira, bairro Zequinha Amêndola, a senhora S.D.C., 63 anos, noticiou na delegacia que indivíduos desconhecidos adentraram a Cemei através
Furto e dano em residencia
A comerciante M.A.P.M., 57 anos, noticiou no Distrito Policial que ela possui uma casa na Avenida José Amêndola Neto, Jardim Califórnia, a qual foi alugada para um rapaz de nome
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.