Horário de verão: veja como se adaptar melhor às mudanças sentidas pelo corpo
5 de novembro de 2018 657 Visualizações

Horário de verão: veja como se adaptar melhor às mudanças sentidas pelo corpo

Alimentos como abacate e maracujá podem ajudar a regular o sono, Manter rotina é importante

 

O horário de verão de 2018 começa na primeira hora deste domingo (4). À meia-noite, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora.

  • Horário de verão é polêmica no Brasil e no mundo; na Europa, maioria é contra

O endocrinologista Francisco Tostes explica que o hormônio melatonina é o responsável por regular o sono e tem sua produção regulada pela luz causando problemas para muita gente se adaptar ao novo horário

“Por este motivo, quem costuma acordar mais cedo pode ter dificuldade em despertar por ainda estar escuro. Da mesma forma, como o dia fica claro até mais tarde, muitas pessoas têm dificuldade em perceber o passar das horas e demoram para começar a se recolher”, diz.

“O mais comum é as pessoas terem preguiça de acordar cedo, por ainda estar escuro, e se sentirem cansadas ao longo do dia. Evite blackouts que diminuam ainda mais a claridade”, diz Tostes.Para sofrer menos, é preciso manter a disciplina e tentar não sair da rotina que você já tem diariamente. Ou seja: acordar, fazer atividade física e ir dormir no mesmo horário para permitir que seu corpo se adapte ao novo horário.

Tostes lembra ainda que com dias claros até mais tarde é importante estar atento aos horários de atividade que possam causar agitação, já que é comum no horário de verão as pessoas aproveitarem a “hora extra” de claridade e consequentemente irem dormir mais tarde.

“Como fica claro até mais tarde, isso já pode confundir as pessoas. Algumas ficam mais agitadas após fazerem atividade física, por isso é bom cuidar para não fazer muito tarde e evitar o consumo de suplementos e energéticos que possam atrapalhar o sono”, explica.

Como o sono é o grande afetado pelo horário de verão, Tostes indica o consumo de abacate e maracujá, frutas que ajudam a ter um sono de melhor qualidade. Além de ter efeito mais positivo do que os energéticos usados para manter-se acordado.

“É preciso atentar para a hora de se deitar na noite anterior, para conseguir ter as horas e qualidade de sono adequadas. Antecipar em uma hora do horário habitual pode ser importante para alcançar esse número de horas”, diz.

FONTE: G1

 

Anterior REGIÃO: Morre ciclista atropelado por motorista que fugiu sem prestar socorro
Next REGIÃO: Fotógrafo é encontrado morto dentro de casa

Você pode gostar também

Policial

Mulher registra queixa por calúnia

Uma senhora de 55 anos, moradora no bairro Pereira informou na delegacia que ela estava em sua casa quando recebeu uma ligação em seu telefone fixo de um número restrito.

Primeira Página

Violação de domicilio e dano no Jardim dos Coqueiros

Uma mulher de 46 anos, morador ano Jardim dos Coqueiros e que se identificou como M.R.O., esteve na delegacia e informou que foi casada com o comerciante R.J.D., 40 anos,

Primeira Página

Enfermeiro da UBS do bairro Zequinha Amêndola, registra queixa por desacato

O enfermeiro J.C.B.N., 40 anos, esteve na delegacia informando que a J.A.R.M., 19 anos, chegou na UBS Dr. Lotfallah Miziara, no bairro Zequinha Amêndola, com seu filho de dois anos

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta