Éboato: Que governo pode cortar sinais de internet no Brasil para interromper comunicação entre caminhoneiros
25 de maio de 2018 1482 Visualizações

Éboato: Que governo pode cortar sinais de internet no Brasil para interromper comunicação entre caminhoneiros

Uma mensagem que diz que o governo pretende cortar os sinais de internet no Brasil para que os manifestantes envolvidos na paralisação de caminhoneiros não consigam se comunicar e interrompam a greve tem bombado na web. Mas será que é isso mesmo?

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) negam qualquer possibilidade de o governo cortar os sinais de internet no país. Em nota, o ministério afirma que se trata de um boato. “É um absurdo, um boato. Não procede informação”.

“O governo ou a Anatel não têm a capacidade de causar uma queda ou corte no sinal de internet no Brasil. Assim, não há intenção de um corte na internet programados para hoje ou para os próximos dias”, complementa a Anatel.

Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) e Representante de Notório Saber em Assunto da Internet no CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), diz que se trata de um boato para criar pânico na população em meio à crise.

— Para fazer isso, seria preciso bloquear todas as operadoras do país e dependeria de ordem judicial. Para fazer com que todas as operadoras não trafegassem mais na internet, teria que existir a ação de todas as operadoras. Não há a menor chance de isso ser viável — diz Getschko — A mensagem ainda cita uma complexa infraestrutura, entre rádios, fibra óptica, satélites. São ‘n’ estruturas para desabilitar e uma operação extremamente complexa. É improvável. Não vejo sentido, seria uma insanidade do governo. Desligar a internet prejudica todos os serviços e pioraria ainda mais o caos que estamos vivendo. Não tem por que eles fazerem isso.

Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web, já disse, em uma entrevista ao jornal britânico “Mirror”, que não existe um “botão” que pode derrubar a internet no mundo todo e que isso só é possível se for feita uma ação coordenada entre governos.

À CBN, Thássius Veloso, especialista em tecnologia, acrescentou que nunca houve no país um caso de bloqueio total da internet.

— A gente teve casos de bloqueios do WhatsApp: foram duas ou três vezes, mas a mando da Justiça. Com relação à internet, de modo geral, isso nunca aconteceu. É, inclusive, censura — disse.

Ele também desmentiu outra mensagem em áudio que tem circulado: a de que o presidente mandou liberar uma atualização no Whatsapp que deve cortar a comunicação. Para ele, o áudio é grotesco porque nem sequer diz quem é o presidente que determinou isso.

Em alguns países, como Turquia e Egito, no entanto, a legislação permite o corte do acesso à web.

Veja a mensagem que tem circulado:

“COMUNICADO URGENTE

Governo pretende cortar todos os sinais de internet no Brasil nesta sexta feira 25/05 a partir das 15:00h, com o intuito de falhar a comunicação entre os manifestantes da greve! Haverá falha em todos os sinais de internet via rádio, via fibra óptica, via satélite e aparelhos celulares. Repassando urgente”

Fonte: G1

Anterior REGIÃO: ATENÇÃO - Sobre a notícia que está circulando sobre o Caminhão do SAVEGNAGO.
Next BARRETOS: Após conhecer mulher pela internet, homem é vitima de extorsão

Você pode gostar também

Tecnologia

BARRETOS: Homem é vítima de estelionato ao tentar vender celular pela internet

Um homem de 39 anos, que se identificou como T.M.T., esteve na delegacia noticiando que para realizar a venda de seu aparelho celular ele realizou um cadastro no site mercado

Tecnologia

CONFIRA: 10 dicas para aumentar a potência do Wi-Fi

Soluções simples podem deixar o sinal de internet mais potente Em meio a tanta tecnologia, é difícil imaginar um computador em casa ou no trabalho sem acesso à rede via

Tecnologia

TECNOLOGIA: Facebook admite coletar dados de pessoas sem perfil na rede social

Essa foi uma das perguntas a que Zuckerberg não soube responder quando passou por audiências no Congresso dos EUA. O diretor de Gestão de Produto do Facebook, David Baser, reconheceu

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta