Ferramenta ajuda a pedir ressarcimento em caso de internet lenta
23 de julho de 2017 220 Visualizações

Ferramenta ajuda a pedir ressarcimento em caso de internet lenta

A Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, lançou nesta semana uma ferramenta para ajudar os brasileiros a cobrar suas operadoras de internet fixa. Trata-se do Velocímetro, um site que mede a velocidade da sua internet fixa e compara com o que é prometido pela provedora. A ferramenta mostra o valor que você pode estar perdendo e ajuda a cobrar o  ressarcimento.

O objetivo, segundo a Proteste, é mostrar ao consumidor quanto dinheiro ele pode estar perdendo em um plano de internet que não entrega tudo o que promete. Segundo uma pesquisa de satisfação realizada pela associação, 40% dos consumidores recebem uma velocidade menor do que a contratada.

Já de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, entidade que regula o setor, a velocidade média mensal não pode ser inferior a 80% do plano contratado. Com o Velocímetro, é possível medir de forma objetiva se a operadora tem fornecido ou não a velocidade de internet pela qual é paga.

Como fazer o teste

Para fazer o teste, basta ir até proteste.org.br/velocimetro, fazer um cadastro (que pode ser apagado depois) e iniciar a medição. A ferramenta então mede a latência (“ping”), que é o tempo de resposta entre o seu computador e um servidor remoto; a velocidade de download, que é o volume de dados baixado da internet; e a velocidade de upload, volume de dados enviado à internet.

Segundo a Proteste, é recomendável que o teste seja feito por uma conexão via cabo à internet, já que redes de Wi-Fi podem ocasionar perdas de dados inerentes à tecnologia. Além disso, a orientação é que esse teste seja feito todos os dias, por pelo menos 30 dias seguidos. Ao final desse período, o Velocímetro mostra a velocidade média do mês e compara com o valor contratado.

Peça seu dinheiro de volta

Assim, se houver diferença, e a velocidade que chega à casa do consumidor for menor do que a contratada, é possível verificar quanto dinheiro está sendo desperdiçado. A Proteste cita como exemplo o caso de um consumidor que pagava por uma internet de 120 Mbps, mas só recebia 15 Mbps. Com base nessa informação, ele conseguiu pedir um abatimento de R$ 78 na sua conta.

Também há uma central de atendimento que fornece aconselhamento sobre como você pode pedir o ressarcimento de um valor calculado pela Proteste, caso sua internet esteja mais lenta do que deveria.

Por fim, as informações registradas ficam gravadas no banco de dados da Proteste, o que ajuda o órgão a acumular estatísticas sobre a má qualidade da internet fixa brasileira.

Anterior Jovem de 22 anos está na UTI por Carro passar no sinal vermelho e fugir
Next Inverno: saiba como evitar as doenças comuns da estação

Você pode gostar também

Tecnologia

CONFIRA: 10 dicas para aumentar a potência do Wi-Fi

Soluções simples podem deixar o sinal de internet mais potente Em meio a tanta tecnologia, é difícil imaginar um computador em casa ou no trabalho sem acesso à rede via

Tecnologia

TECNOLOGIA: WhatsApp apenas sete minutos para se arrepender

Esse é o tempo que novo recurso do WhatsApp dá para usuários apagarem mensagens do celular do destinatário. Saiba como funciona   Sabe aquela sensação de enviar uma mensagem para

Tecnologia

Golpe no WhatsApp se disfarça de cupom de descontos do Burger King

Um novo golpe que está circulando pelo WhatsApp atrai vítimas com a promessa de R$ 50 em descontos nas lojas do Burger King. O golpe utiliza a promessa de desconto