Violência contra mulher: mutirão vai agilizar julgamentos em todo país
16 de agosto de 2021 470 Visualizações

Violência contra mulher: mutirão vai agilizar julgamentos em todo país

Semana Justiça pela Paz em Casa é uma iniciativa do CNJ

Começa nesta segunda-feira (16) em todo o país, e vai até o dia 20 de agosto, a Semana Justiça pela Paz em Casa. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça, em parceria com os tribunais de justiça dos estados e do Distrito Federal (DF).

O programa Justiça Pela Paz em Casa concentra esforços para agilizar o andamento de processos relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher. Em especial a emissão de sentenças e decisões.

É o que explica a conselheira Tânia Reckziegel, presidente da Comissão Permanente de Políticas de Prevenção às Vítimas de Violências, Testemunhas e de Vulneráveis do CNJ: “no período, magistrados e magistradas dos tribunais de Justiça de todo o país deverão priorizar o andamento dos processos judiciais de violência doméstica, em especial, a emissão de sentenças, despachos e decisões”,

Na última edição da Semana Justiça Pela Paz em Casa, em março deste ano, foram realizadas 6.027 audiências e emitidas mais de 6 mil medidas protetivas, além de proferidas 11.195 sentenças nas 27 unidades federativas, envolvendo violência doméstica e familiar contra a mulher.

A conselheira Tânia Reckziegel, fala da importância de projetos como este, uma vez que a morosidade da justiça pode colocar em risco a vida da mulher que sofre violência.

“A morosidade processual representa diversos riscos à mulher vítima de violência, podendo acarretar a ineficácia do resultado final do processo e, nessa hipótese, haverá, por via transversa, a denegação da Justiça. Assim, é muito importante o empenho dos atores de Justiça, para a rápida solução dos processos que envolvem a temática de violência doméstica”, disse a conselheira.

Iniciado em março de 2015, o Justiça pela Paz em Casa conta com três edições de esforços concentrados por ano. As semanas ocorrem em março – marcando o dia das mulheres -, em agosto – para celebrar o aniversário de sanção da Lei Maria da Penha – e em novembro, mês em que a ONU estabeleceu o dia 25 como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.

 

 

Fonte: Agência Brasil
Anterior Casal é preso após deixar carregamento de maconha em Ribeirão Preto
Next BARRETOS: Semana começa sem chuva e com temperatura de até 37ºC

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Furto em estabelecimento comercial na Avenida 23

Representando a uma empresa situada a Avenida 23, bairro São José, o senhor H.C.T.N., 35 anos, esteve na delegacia e informou que durante a madrugada, elementos desconhecidos arrombaram a porta

Últimas Notícias

SEVERÍNIA: Jovem de Olímpia é flagrado com arma de fogo após culto na cidade vizinha

Na noite deste sábado, 05, a sempre atenta PM de Severínia, com o apoio da Guarda Municipal, flagrou um jovem portando uma arma de fogo artesanal tipo pistola. Abordado, o caso foi parar na delegacia

Últimas Notícias

MG: Após assassinar a ex, homem mata 3 em igreja evangélica

O rapaz, que seria um ex-militar das Forças Armadas, também ficou ferido e está na UTI de MG Um homem, que seria ex-militar das Forças Armadas, matou a ex-namorada e

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta