USP de Pirassununga irá realizar exames para diagnosticar coronavírus a preço de custo
30 de março de 2020 762 Visualizações

USP de Pirassununga irá realizar exames para diagnosticar coronavírus a preço de custo

Pirassununga e Porto Ferreira já estabeleceram parceria para realizar os testes.

A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP) irá realizar exames para diagnóstico do novo coronavírus para as prefeituras de Pirassununga e Porto Ferreira (SP) a preço de custo.

O objetivo é diminuir a demanda no instituto Adolfo Lutz, em São Paulo e acelerar os resultados e medidas preventivas. A prefeitura confirmou neste domingo (29) o primeiro caso de Covid-19 na cidade.

A iniciativa partiu de três professores do Departamento de Medicina Veterinária que dispõem de estrutura e capacidade para realizar os testes com segurança. O espaço foi inspecionando e aprovado pela Vigilância Sanitária de Pirassununga, que já acertou 500 testes.

“As técnicas de biologia molecular que a gente usa na medicina veterinária podem ser adequadas para ser usadas na medicina humana. Os princípios são os mesmos, as máquinas são as mesmas, as condições de segurança são as mesmas as os protocolos são muito parecidos, por isso que a gente tem total condição de fazer esses testes, a gente precisava era só adequar para prestar um serviço de saúde humana”, explicou o professor Heidge Fukumasu .

Ao todo, 11 profissionais estarão envolvidos com os testes. Os municípios vão pagar apenas os insumos usados na análise. O custo é de R$ 180 por teste.

O laboratório, mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), tem capacidade para fazer de 120 a 130 testes por dia e a previsão e que o resultado de cada análise fique pronto em dois dias. Atualmente a média de tempo de um resultado do Instituto Adolfo Lutz é de 15 dias.

A gente tem toda a formação para trabalhar com esse tipo de agente, apesar de a gente não ter formação especifica para este vírus, que é novo, mas tem toda a formação da biologia molecular, de vírus e equipamentos e laboratórios adequados para este fim”, reforçou a professora Helena Ferreira.

Para o prefeito de Pirassununga, Dimas Urban, a parceria com a USP será importante para evitar que a doença se dissemine pelo município.

“A gente vai poder isolar rapidamente, verificar com quem esse paciente entrou em contato mais próximos para a gente isolar esse pessoal e evitar a disseminação”, afirmou.
Os testes começam a ser realizados em 10 de abril. Os professores não irão receber nenhum incentivo financeiro pelo trabalho, mas propuseram o trabalho para ajudar a comunidade.

“O sentimento que a gente tem é de devolução para a sociedade. A sociedade por anos depositou confiança na gente e nos incentivou a estudar e hoje o nosso sentimento é de usar todo esse estudo e tudo o que a gente aprendeu para servir a sociedade”, afirmou o professor Juliano Silveira.

 

Fonte: G1

 

Anterior REGIÃO: Criança morre após ser picada por escorpião
Next REGIÃO: Desempregado promove festa com menores e ‘fura’ quarentena

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Comerciante tem gado morto e furtado em sua propriedade

Na delegacia esteve o comerciante J.S.O.F., 53 anos, informando que é proprietário de um sítio localizado às margens da Rodovia Assis Chateaubriand, e de acordo com ele, por volta das

Últimas Notícias

CPI DOS HOLERITES: Oficio encaminhado ontem apontam mais 160 nomes

Assim que começou a CPI o Tribunal de Contas do Estado foi comunicado e uma auditoria foi instaurada. Além dos 113 nomes já envolvidos no caso outros 160 servidores também

Últimas Notícias

BARRETOS: Viasa é notificada sobre cumprimento para circulação com número legal durante greve

A Prefeitura de Barretos notificou Viasa, na manhã desta segunda-feira, 18 de janeiro/21, devido a greve deflagrada pelos funcionários, que reclamam da falta de pagamento de salários de dezembro, décimo

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta