SP prevê fim da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes externos no início de dezembro
3 de novembro de 2021 698 Visualizações

SP prevê fim da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes externos no início de dezembro

Segundo governo, flexibilização ocorrerá após estado elevar índice da população completamente vacinada. Medida também foi condicionada à manutenção da tendência de queda de casos, internações e mortes.

O governo de São Paulo prevê o fim da obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes externos no início de dezembro.

“Se continuarmos com os indicadores caindo nessa mesma velocidade, é possível que até a última semana epidemiológica do mês de novembro a gente atinja os indicadores necessários, e é possível que, no início do mês de dezembro, a máscara seja liberada em ambiente aberto, sem aglomeração”, disse o coordenador do Comitê Cientifico do estado, o médico João Gabbardo.

A proposta, defendida pelo grupo de especialistas que orientam a gestão de João Doria (PSDB), está condicionada à elevação do índice de pessoas com a vacinação completa (duas doses).

Além da imunização, o relaxamento da medida depende da manutenção de tendência de queda de casos, internações e mortes em decorrência da Covid.

“Esses indicadores, quanto atingirmos os quatro, o Comitê Científico encaminhará ao governo do estado a possibilidade da liberação do uso das máscaras em ambientes abertos e sem aglomeração”, afirmou.

Na avaliação de Gabbardo, ainda não é seguro flexibilizar a medida.

“Estamos exatamente em uma transição importante em que não vai haver mais distanciamento mínimo, os estádios de futebol vão poder receber as pessoas de acordo com sua capacidade, sem distanciamento, várias atividades estão voltando à normalidade. Esperamos observar melhor essas questões antes da liberação das máscaras”, disse o especialista.

Em coletiva de imprensa no início de outubro, os médicos que fazem parte do comitê avaliaram ainda não ser o momento para mudar a regra.

Eles também revelaram que pretendem manter a obrigatoriedade das máscaras em ambientes hospitalares, por exemplo, mesmo após o fim da pandemia.

Outros estados
Na capital, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), estuda liberar o uso após o dia 10 de novembro.

O governo do estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a autorizar os municípios a acabar com a obrigação de uso de máscaras em locais abertos, desde que não tenha aglomerações. A medida entrou em vigor no dia 28 de outubro.

Nesta terça, o uso deixou de ser obrigatório também nas ruas do Distrito Federal.

 

Fonte: G1

 

Anterior Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado em R$ 65 milhões
Next REGIÃO: Usuário de drogas ameaça chamar facção criminosa para matar companheira

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Programa de Melhoras Estruturais chega a Unidade Básica do Pimenta

UBS “Dr. Archimedes Machado” fecha de 21 a 25 de setembro para reforma, retornando no dia 28 Depois das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Marília e América passarem pelas

Últimas Notícias

EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS HOJE 15/07/2021

INFORMAÇÃO IMPORTANTE      Devido ao CORONAVÍRUS, o PAT vai priorizar os serviços on-line disponiveis ao cidadão. Todos os serviços oferecidos pelo posto agora podem ser acessados via internet e aplicativos

Últimas Notícias

BARRETOS: Lavrador teve seu Auxílio Emergencial sacado por desconhecido

O lavrador T.S.S., 38 anos, morador no bairro Ibirapuera, foi até a delegacia e informou que no dia 10/04/2020, ele passou todos os seus dados pessoais para a sua enteada

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta