SAÚDE: Dengue pode ser fatal para cardiopatas
28 de fevereiro de 2019 933 Visualizações

SAÚDE: Dengue pode ser fatal para cardiopatas

Causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue pode ter consequências graves e que podem levar a extravasamento de líquidos pelo corpo, vômitos, perdas de eletrólitos (sais minerais – sódio, potássio, magnésio, etc), oscilações da pressão e sangramentos, e em casos extremos pode levar a vítima à morte. Isso não é segredo para ninguém, mas o que a maioria da população não tem conhecimento é que em pacientes cardiopatas, a doença pode exigir um pouco mais de cuidados.

Isso porque os pacientes cardiopatas são frágeis e apresentam risco maior de complicações, principalmente os que frequentemente fazem uso de medicações para hipertensão arterial, anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários.

Frente a alguns medicamentos que são recomendados popularmente para o combate dos sintomas, os pacientes correm riscos que vão de arritmias cardíacas, infecções bacterianas
à insuficiência renal aguda ou hepática. Os cuidados necessários estão relacionados à necessidade de hidratação. Quem dá mais explicações é o Cardiologista Maurício Machado.

“É importante também destacar o cuidado que os pacientes devem tomar com o uso de medicamentos que interferem na coagulação e na função das plaquetas, pois aumentam o risco de sangramentos”, explicou Machado.

Remédios restritos a essa classe de pacientes Alguns remédios que podem trazer problemas para o pacientes são: anticoagulantes como varfarina, dabigatran, rivaroxaban, apixaban e antiagregantes plaquetários (ácido acetilsalicílico, clopidogrel, prasugrel, ticagrelor).

Maurício ainda orienta que em algumas situações o mais indicado é internação do paciente, para que o tratamento possa ser assistido com uma maior cautela. “Algumas situações não permitem a suspensão de medicamentos e por isso podem requerer que o paciente seja acompanhado internado.

Por exemplo, um paciente que tenha feito cirurgia cardíaca e use válvula metálica não pode ficar sem o tratamento anticoagulante com varfarina. Como as formas mais graves da dengue podem aumentar o risco de sangramento, esses pacientes necessitam de observação muito próxima para análise dos resultados de exames da coagulação (principalmente contagem de plaquetas) e ajustes das doses dos medicamentos”, completa o cardiologista.

Se surgiu dúvida sobre quais medicamentos usar nessa situação não se preocupe. Confira o nome de alguns remédios que podem te salvar em casos da doença: os medicamentos indicados para o controle da febre e da dor são a dipirona e o paracetamol e em situações excepcionais de dor intensa, a associação de paracetamol com codeína.

A recuperação dos pacientes cardiopatas também exige um acompanhamento mais detalhado, pois dependendo da gravidade e intensidade dos sintomas e do grau da cardiopatia, os pacientes, mesmo com quadros infecciosos mais leves, podem levar um tempo maior para recuperação.

Apesar de todas as orientações dadas pelo profissional, o indicado é que todos os pacientes que forem contaminados procurem imediatamente um profissional da saúde para conhecer qual o tratamento adequado para o caso apresentado.

Fonte: DHoje Interior

Anterior REGIÃO: Polícia fecha 'distribuidora' que vendia anabolizantes pela internet e prende dois suspeitos
Next EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA AMANHÃ 01/03/2019

Você pode gostar também

Últimas Notícias

Suspeito de financiar mega-assalto em Araçatuba é preso, diz Polícia Civil

Paulo César Gabrir, de 33 anos, foi preso em Sorocaba (SP). Logística da ação teria custado R$ 600 mil ao bando. A Polícia Civil informou no início da madrugada desta

Últimas Notícias

Serviços digitais do Poupatempo funcionarão durante o feriado

Os serviços digitais do Poupatempo, oferecidos pelo portal – www.poupatempo.sp.gov.br – e aplicativo Poupatempo Digital, continuam mantidos entre os dias 11 e 14 de junho, feriado prolongado de Corpus Christi.

Últimas Notícias

BARRETOS: Lavrador é preso por dirigir embriagado na Rodovia Faria Lima

Os Policiais Militares Rodoviários, cabo Leandro e soldado Correa, estiveram no Plantão Policial e apresentaram preso o lavrador G.F.S.C., 20 anos, morador na cidade de Guaraci, o qual foi surpreendido

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta