SAÚDE: Dengue pode ser fatal para cardiopatas
Causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue pode ter consequências graves e que podem levar a extravasamento de líquidos pelo corpo, vômitos, perdas de eletrólitos (sais minerais – sódio, potássio, magnésio, etc), oscilações da pressão e sangramentos, e em casos extremos pode levar a vítima à morte. Isso não é segredo para ninguém, mas o que a maioria da população não tem conhecimento é que em pacientes cardiopatas, a doença pode exigir um pouco mais de cuidados.
Isso porque os pacientes cardiopatas são frágeis e apresentam risco maior de complicações, principalmente os que frequentemente fazem uso de medicações para hipertensão arterial, anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários.
Frente a alguns medicamentos que são recomendados popularmente para o combate dos sintomas, os pacientes correm riscos que vão de arritmias cardíacas, infecções bacterianas
à insuficiência renal aguda ou hepática. Os cuidados necessários estão relacionados à necessidade de hidratação. Quem dá mais explicações é o Cardiologista Maurício Machado.
“É importante também destacar o cuidado que os pacientes devem tomar com o uso de medicamentos que interferem na coagulação e na função das plaquetas, pois aumentam o risco de sangramentos”, explicou Machado.
Remédios restritos a essa classe de pacientes Alguns remédios que podem trazer problemas para o pacientes são: anticoagulantes como varfarina, dabigatran, rivaroxaban, apixaban e antiagregantes plaquetários (ácido acetilsalicílico, clopidogrel, prasugrel, ticagrelor).
Maurício ainda orienta que em algumas situações o mais indicado é internação do paciente, para que o tratamento possa ser assistido com uma maior cautela. “Algumas situações não permitem a suspensão de medicamentos e por isso podem requerer que o paciente seja acompanhado internado.
Por exemplo, um paciente que tenha feito cirurgia cardíaca e use válvula metálica não pode ficar sem o tratamento anticoagulante com varfarina. Como as formas mais graves da dengue podem aumentar o risco de sangramento, esses pacientes necessitam de observação muito próxima para análise dos resultados de exames da coagulação (principalmente contagem de plaquetas) e ajustes das doses dos medicamentos”, completa o cardiologista.
Se surgiu dúvida sobre quais medicamentos usar nessa situação não se preocupe. Confira o nome de alguns remédios que podem te salvar em casos da doença: os medicamentos indicados para o controle da febre e da dor são a dipirona e o paracetamol e em situações excepcionais de dor intensa, a associação de paracetamol com codeína.
A recuperação dos pacientes cardiopatas também exige um acompanhamento mais detalhado, pois dependendo da gravidade e intensidade dos sintomas e do grau da cardiopatia, os pacientes, mesmo com quadros infecciosos mais leves, podem levar um tempo maior para recuperação.
Apesar de todas as orientações dadas pelo profissional, o indicado é que todos os pacientes que forem contaminados procurem imediatamente um profissional da saúde para conhecer qual o tratamento adequado para o caso apresentado.
Fonte: DHoje Interior
Você pode gostar também
Barretos, SP, anuncia retomada de comércio e serviços não essenciais a partir de segunda-feira (28)
Com melhora em atendimentos na UPA, Paula Lemos confirmou fim de período de 9 dias de restrições. Ainda assim, atividades permitidas terão limitação de 15% de atendimento e funcionamento até
BARRETOS: Menor é flagrado no bairro Vida Nova com moto furtada
A Equipe de Comando Força Patrulha, formada pelo tenente Luiz Neto e cabos Paulino e Reis, realizava patrulhamento pelas ruas da cidade quando na Rua Primavera, bairro Santa Isabel, eles
BARRETOS: Enfermeira tem cheques emitidos indevidamente em seu nome
A enfermeira C.A.L.V., 45 anos, relatou na delegacia que ela possui uma conta bancária na Caixa Federal e segundo ela, logo pela manhã, através do aplicativo do banco, ela tomou
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.