Regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos somam 31 mil faltosos da 2ª dose da vacina da Covid
8 de maio de 2021 543 Visualizações

Regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos somam 31 mil faltosos da 2ª dose da vacina da Covid

Número representa 7,7% do total em todo o estado. Ministério da Saúde recomenda que reforço seja aplicado mesmo que o prazo já tenha passado.

Dados divulgados pelo governo de São Paulo nesta sexta-feira (7) mostram que 31.053 pessoas não retornaram aos postos de saúde para receber o reforço da vacina da Covid-19 nas cidades das regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos.

O número representa 7,7% do total em todo o estado, que é de 400.958 faltantes, desde o início da campanha.

O balanço inclui moradores que receberam doses dos imunizantes Astranezeca e CoronaVac, segundo a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

 

Número de faltas da 2ª dose da Vacina da Covid na região

Região Astrazeneca CoronaVac Total
Barretos 1.510 3.546 5.056
Franca 748 4.352 5.100
Ribeirão Preto 3.044 17.853 20.897

A coordenadora do PEI reforçou que a imunização só pode ser considerada efetiva após a aplicação da segunda dose. No caso da CoronaVac, o intervalo é de até 28 dias, e no da Astrazeneca, 12 semanas.

“Quando a gente fala da primeira e da segunda dose, e da necessidade de tomar a segunda dose, todos aqueles que não foram à uma unidade básica buscar a segunda dose, não estão imunizados. Nós precisamos que as pessoas se imunizem.”

De acordo com o governo de São Paulo, todas as remessas são enviadas aos municípios com base nas estatísticas populacionais por faixa etária previstas pelo Ministério da Saúde, e a quantidade é a mesma para as duas aplicações.

O que fazer se você perdeu a segunda dose?
O Ministério da Saúde orienta a população a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra depois do prazo recomendado pelos laboratórios.

Segundo a nota técnica publicada no fim de abril, é “improvável que intervalos aumentados entre as doses das vacinas ocasionem a redução na eficácia do esquema vacinal”.

No entanto, a pasta ressalta que os atrasos devem ser evitados, já que “não se pode assegurar a devida proteção do indivíduo até a administração da segunda dose”.

O governo do estado informou que envia lembretes por SMS (mensagens de texto) e e-mail às vésperas da aplicação da segunda dose aos moradores, mas que as prefeituras também devem contatar os ausentes para aplicar o reforço em tempo oportuno.

 

Fonte: G1
Anterior BARRETOS: Adolescente é agredida na via pública pelo ex-namorado que também a ameaçou de morte
Next BARRETOS: Manicure diz que amásio a ameaçou com uma faca

Você pode gostar também

Últimas Notícias

Prefeitura Municipal de Colômbia intensifica fiscalização após medidas mais rígidas determinadas pelo Governo do Estado

Seguindo determinação do Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal intensificou os protocolos a serem seguidos pelos órgãos públicos e atividades municipais, e também a fiscalização em todos

Últimas Notícias

REGIÃO: Detido após furtar carro, adolescente diz à polícia que queria ‘dar rolê’

Jovem de 16 anos disse que faz uso de maconha e que já havia praticado outros dois furtos antes de ser pego pela PM. Ao tentar fugir, ele bateu veículo.

Últimas Notícias

BARRETOS: Baixa adesão a testes da CoronaVac frustra coordenadora de estudo

Das 500 aplicações previstas em profissionais de saúde, 300 foram feitas em dois meses. No entanto, houve muita procura de pessoas que não podem receber as doses, diz médica. Coordenadora

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta