Presidente da Câmara diz que votará alteração do ICMS dos combustíveis
6 de outubro de 2021 736 Visualizações

Presidente da Câmara diz que votará alteração do ICMS dos combustíveis

Arthur Lira diz que proposta deve entrar na pauta da próxima semana

Publicado em 05/10/2021 – 20:32 Por Heloisa Cristaldo – Repórter da Agência Brasil – Brasília
O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (5) que a proposta que altera a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis deve ser colocada em discussão no plenário da Casa na quarta-feira (13) da próxima semana. Na avaliação do parlamentar, a medida permitirá a redução imediata do preço da gasolina em 8%; do etanol em 7%; e do diesel em 3,7%.

Para chegar nesses valores, o imposto seria calculado a partir da variação do preço dos combustíveis nos dois anos anteriores. Lira assegurou que não há embate com os governadores e que a proposta vai alterar a Lei Kandir sem interferir na autonomia dos estados. O ICMS é um tributo estadual e incide, no caso dos combustíveis, sobre gasolina, diesel, etanol, gás natural, gás de cozinha (GLP), entre outros.

“Vamos votar isso na próxima quarta-feira (13), só discutindo o mérito, sem pauta obstrutiva, sem destaques. Isso ficou acertado”, disse Lira. “Não estamos trabalhando contra governos estaduais, contra nenhum tipo de federação, estamos trabalhando para minimizar este problema. Se o ‘ad rem’ do governo federal está congelado desde 2004, por que não fazemos uma média dos dois exercícios anteriores para que se faça uma contabilização de quanto custa a gasolina?”, acrescentou.

Segundo o parlamentar, o preço dos combustíveis é impactado pelas alterações do petróleo e do dólar. Entretanto, argumentou que o ICMS constitui 70% do preço da gasolina na refinaria e, dessa forma, há necessidade de alteração na cobrança do imposto por parte dos estados.

“Vai se arrecadar menos, mas não vejo que eles [estados] passem algum tipo de dificuldade que não possam suportar um ajuste momentâneo, para que os brasileiros tenham um combustível mais barato para se locomoverem”, defendeu Lira.

Atualmente, a política de preços é definida pela Petrobras com base na variação internacional do preço do barril de petróleo e do dólar. Na prática, os valores aplicados pela estatal brasileira, que domina o mercado de combustíveis no país, estão atrelados a esses dois indicadores.

Fonte: Agência Brasil
Anterior EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA HOJE 06/10/2021
Next BARRETOS: Ladrões tentam furtar cofre em posto de combustíveis

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Menores são detidos por tráfico e mãe se recusam a ir a delegacia alegando estarem “de saco cheio” de crimes

Os Policiais Militares, tenente Ricobello e cabo Reis, apresentaram no Plantão Policial dois menores de idade que foram surpreendidos traficando drogas no bairro Luis Spina, tendo os policiais ainda apreendidos

Últimas Notícias

BARRETOS: Secretaria da Saúde investiga caso suspeito de coronavírus

Paciente manteve contato com pessoa sintomática que esteve no Japão. Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu. A Secretaria

Últimas Notícias

REGIÃO: Casal e filho de 7 anos morrem em acidente entre caminhonete e carreta

Família em caminhonete tentava atravessar rodovia, no acesso a Parisi (SP), quando foi atingida por uma carreta que transportava linhaça. Um casal e o filho de 7 anos morreram neste

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta