Operação Golpe Baixo: MP denuncia ex-prefeito e vice de Guaíra, SP, por associação criminosa
Zé Eduardo (PSDB) e Renato César Moreira (Cidadania) foram afastados dos cargos pela Justiça em dezembro de 2020, antes do término do mandato. Mais 11 pessoas são alvos da promotoria.
O ex-prefeito de Guaíra (SP), José Eduardo Coscrato Lelis, o Zé Eduardo (PSDB), o ex-vice, Renato César Moreira (Cidadania), e mais 11 suspeitos foram denunciados pelo Ministério Público (MP) à Justiça por associação criminosa.
A denúncia ocorre no âmbito da Operação Golpe Baixo, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Setor de Competência Originária em dezembro de 2020.
O processo está em sigilo. Em nota, o Ministério Público informou que ainda investiga outros crimes, como desvio de renda pública, crimes licitatórios, falsidades documentais e peculato, supostamente praticados pelo grupo em Guaíra.
O G1 tenta localizar as defesas dos citados na reportagem.
Operação Golpe Baixo
Segundo o MP, uma organização criminosa foi instalada na prefeitura na gestão de Zé Eduardo (2017-2020) para desviar verbas públicas com a participação de empresários.
Em dezembro, a operação prendeu o vice do tucano junto com mais nove pessoas, entre elas o diretor de Esportes do município, Alessandro Camilo da Silva, e Stefanio Bonvino Stafuzza, presidente de uma ONG de judô. Os dois também foram denunciados pelos promotores.
O esquema, de acordo com a promotoria, ocorria principalmente nas secretarias de Esporte, Educação e Cultura. Segundo a investigação, o vice-prefeito comandou as irregularidades.
Os promotores informaram na época que inúmeras contratações apontadas como fraudulentas de empresas pertencentes a pessoas próximas ao prefeito, ao vice e ao diretor de Esportes foram feitas. Os contratos investigados somam mais de R$ 2 milhões.
Ainda de acordo com a promotoria, grande parte dos contratos foi direcionada a uma empresa que ministra aulas de judô na cidade e houve superfaturamento. Além disso, houve a terceirização da pasta de Esporte para uma Organização Social que pertencia a empresários que subcontratavam as empresas.
Por causa da operação, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) afastou Zé Eduardo e Moreira do comando da prefeitura. Antes disso, o prefeito havia sido reeleito em novembro com 58,95%, mas não chegou a tomar posse, porque a candidatura já estava sub judice em razão de denúncias envolvendo supostas irregularidades na campanha.
Fonte: G1
Você pode gostar também
RO: Idosa é morta a machadadas pelo ex-marido após audiência sobre partilha de bens
José Nicomédio da Silva estava se escondendo em um sítio de Cabixi (RO) desde que matou a ex, na quinta-feira (22) em Colorado do Oeste (RO). José Nicomédio da Silva,
BARRETOS: Casal é preso traficando drogas e polícia encontra arma enterrada em quintal de residência
Policiais Militares da Força Tática, cabos Mattos, Araújo e Daniel, prenderam pelo crime de tráfico de drogas o casal F.M.A., 38 anos e a E.P.S., mulher 46 anos, sendo ainda
REGIÃO: Pintor é preso e justifica que furto de leite em pó era para seu filho
Um pintor de 44 anos foi preso na manhã do domingo (3) após ser flagrado furtando de uma drogaria, localizada na Avenida Danilo Galeazzi, uma lata de leite em pó
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.