ITUVERAVA: Trabalhadores são resgatados de fazenda em condições análogas à escravidão
Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), 22 pessoas do Maranhão eram mantidas em alojamentos precários, com salário menor do que o da proposta e tendo que pagar até por colchões usados.
Uma operação do Ministério Público do Trabalho (MPT) resgatou, nesta terça-feira (13), 22 trabalhadores mantidos em condições análogas à escravidão em uma fazenda, na zona rural de Ituverava (SP). Segundo informações do órgão, uma investigação foi aberta após uma denúncia.
De acordo com as primeiras informações divulgadas pelo MPT, os trabalhadores foram atraídos por uma oferta de trabalho no corte de cana-de-açúcar e chegaram do Maranhão à propriedade no início de março.
Como pagamento, eles receberiam R$ 130 por dia, sem nenhum desconto. Mas, de acordo com o órgão, o pagamento foi menor, no valor de R$ 70, e os empregadores ainda cobraram pelo transporte do maranhão para Ituverava e também pelos colchões onde eles dormiam.
De acordo com MPT, a situação configura trabalho análogo à escravidão e aliciamento.
Além das irregularidades no pagamento, os fiscais encontraram alojamentos precários na fazenda. As instalações não tinham ventilação ou armários, e não havia colchões para todos os trabalhadores. também faltavam equipamentos de segurança para a atividade nas lavouras.
O MPT não divulgou o nome do empreiteiro responsável pelo transporte do grupo do Maranhão até o interior de São Paulo.
Ainda segundo o órgão, os contratos serão rescindidos e os 22 trabalhadores deverão voltar ao estado de origem.
Fonte: G1
Você pode gostar também
BARRETOS: Homem é preso ao furtar objetos em imóvel desocupado na Rua 4
Os Policiais Militares, cabos Elaine e Antônio, noticiaram na delegacia que eles foram acionados a comparecerem até uma residência na Rua 4 com a Avenida 11, pois, segundo denuncia, havia
BARRETOS: Decreto estabelece novos prazos para pagamento de impostos e taxas
O prefeito Guilherme Ávila assinou na tarde desta quarta-feira, 25 de março/2020, o decreto 10.416, que estabelece datas de vencimentos para o lançamento do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer
BARRETOS: “Menor” é apreendido traficando drogas no Mutirão da Vila Gomes
O adolescente J.H.C.S., 16 anos, vulgo “Menor”, morador no Mutirão da Vila Gomes, foi apresentado na delegacia de Barretos pelos Militares, cabo Anderson Arábia e soldado Leite, os quais também
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.