Governo de SP prorroga campanhas de multivacinação e contra a poliomielite até novembro
30 de outubro de 2020 697 Visualizações

Governo de SP prorroga campanhas de multivacinação e contra a poliomielite até novembro

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, objetivo é aumentar a cobertura vacinal, que, no caso da poliomielite, chegou apenas a 39,6%. Meta é vacinar 95% das 2,2 milhões de crianças paulistas contra a doença.

O governo de São Paulo prorrogou até o dia 13 de novembro as campanha de vacinação contra poliomielite e a de multivacinação em todo o estado.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal, que, no caso da poliomielite, chegou apenas a 39,6%.

Em todo o estado, ainda é preciso vacinar mais de 1,3 milhão de crianças de um a menores de 5 anos contra a doença.

A meta é vacinar 95% das 2,2 milhões de crianças paulistas contra a poliomielite. Hoje, os municípios imunizaram apenas 876,7 mil crianças do público alvo da campanha.

A adesão à campanha de multivacinação também precisa aumentar. A finalidade é que pessoas nessa faixa etária recebam doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra vírus que circulam no território.

Até o último dia 22 de outubro, aproximadamente 427,3 mil crianças e adolescentes de 5 a 14 anos comparecerem nos pontos para atualização da carteira vacinal, destes 188,2 mil tiveram vacinas aplicadas, representando 44,1%. O índice de comparecimento nesta faixa etária está em 6,8%.

Na faixa de crianças menores de um ano, 198,1 mil estiveram nesses serviços (cerca de 32,4% do público-alvo), com vacina aplicada em 129,3 mil (65,3% no total).

“Pedimos que os pais e responsáveis aproveitem essa prorrogação para levar as crianças aos postos. É de extrema importância aumentar a cobertura vacinal contra poliomielite, além de atualizar a carteira de vacina de nossas crianças, contribuindo para eliminarmos os riscos da circulação dessas doenças no Estado de São Paulo”, afirma o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.

“Campanhas como essa são altamente eficazes na erradicação de doenças e na eliminação do risco de reintrodução dessas enfermidades em nosso território. No geral, são indicadas coberturas vacinais de 90% e 95% para proteção efetiva da população, e a ampliação da adesão é fundamental para que esses índices sejam alcançados”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Vacinação, Helena Sato.

14 tipos de vacinas
Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a um dos 5 mil postos de saúde localizados nos municípios do Estado com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço. A medida contribui para melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos.

No total, serão oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Além disso, neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Somando todos os tipos de vacinas, são mais de 5,2 milhões distribuídas nos postos do estado para aplicação na população-alvo.

Fonte: G1

Anterior BARRETOS: Jovem diz estar sendo ameaçada por representante de imobiliária
Next BARRETOS: Idoso é vítima de roubo praticado por homem que ele contratou para pintar sua casa

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Funcionários da CPFL prendem homem após constatarem ligação clandestina em imóvel comercial

Um homem de 39 anos, morador na Rua Antônio H. de Moraes, bairro Zequinha Amêndola, foi apresentado preso na delegacia de Barretos por dois funcionários da CPFL, os quais relataram

Últimas Notícias

BARRETOS: Força Tática prende homem por tráfico e apreende carro, documento falso e drogas

Policiais Militares da Força Tática, sargentos Uewerton, Bin e Almeida, cabos Gardino e Araújo e soldados Garcia, Vieira, João Roberto e Ivan, prenderam pelo crime de tráfico de drogas o

Últimas Notícias

REGIÃO: Viúva acusada de planejar morte do marido para sacar R$ 725 mil de seguro é presa

Ana Claudia Batista se apresentou à polícia um mês após Justiça expedir mandado preventivo. Empresário de 35 anos foi morto a tiros, em 2018. Atirador receberia R$ 80 mil, diz

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta