Doria determina o fechamento de shoppings em São Paulo por causa da crise do coronavírus
18 de março de 2020 703 Visualizações

Doria determina o fechamento de shoppings em São Paulo por causa da crise do coronavírus

Estabelecimentos devem baixar as portas até segunda-feira e permanecer sem funcionamento até o dia 30 de abril; medida também se estende a academias de ginástica

Todos os shoppings da região metropolitana de São Paulo devem ser fechados gradualmente, até o dia 23 deste mês, por determinação do governo de São Paulo, em nova decisão no combate à epidemia do coronavírus. A medida foi anunciada nesta quarta pelo governador João Doria, que informou ainda que o fechamento será mantido até o dia 30 de abril.

Segundo Doria, a ação foi tomada por razões sanitárias e proteção de funcionários, profissionais e clientes.

– São medidas preventivas que estamos tomando em relação ao comércio, neste momento exclusivas para shopping centers de pequeno, médio e grande porte na capital e região metropolitana de São Paulo. Não se aplica a shoppings do interior e litoral de SP neste momento – diz Doria, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

A decisão foi anunciada em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

– Não há razão pânico e correria, mas sim de gestão e administração. São medidas preventivas em relação ao comércio, exclusivamente para shoppings centers, de pequeno, médio e grande porte – declarou.

Academias de ginástica na região metropolitana de São Paulo também devem ter as suas operações encerradas até o próximo domingo, dia 22.

Siga no Twitter: Força-tarefa do GLOBO divulga as principais notícias, orientações e dicas de prevenção da doença

Doria ainda fez um alerta aos idosos, grupo de maior risco para o coronavírus.

– Pessoas com mais de 60 anos: não saiam de suas casas, mesmo diante de necessidades de abastecimento. Utilizem serviços de delivery, ou recorram a algum parente, ou vizinho. A recomendação é enfática. Não saiam de suas casas, fiquem em casa.

Outras medidas anunciadas pelo governo de São Paulo são a entrega de medicamentos de alto custo para 300 mil pacientes do estado, e parcerias com farmácias da região metropolitana. Segundo Doria, até mil farmácias na capital e Grande São Paulo oferecerão a vacina contra a gripe a partir do dia 13 de abril.

– São medicamentos exatamente para aquelas patologias crônicas e severas, onde idosos estão mais presentes. Eles vão à farmácia mês a mês e recebem a medicação. Mas, em função da nossa epidemia, estaremos acumulando essa entrega de três em três meses para que não precisem vir à farmácia mensalmente e evitar essa aglomeração – explica o secretário de estado da Saúde, José Henrique Germann.

A campanha oficial do Ministério da Saúde começa antes, no dia 23 de março, quando postos de saúde iniciarão a imunização. Embora a vacina não ofereça imunidade ao novo coronavírus, ela previne a infecção por outros vírus respiratórios, entre eles H1N1.

Sobre os pacientes que necessitam internação, Germann estima que 20% dos casos confirmados se enquadrem nesse caso.

– Temos total condição de atender esses pacientes, que são mais graves e necessitam algum atendimento hospitalar. A grande maioria vai estar em casa, mesmo com alguma sintomologia e sendo positivo para o coronavírus. Estamos nos preparando para que essa demanda aumente, e aí temos uma oferta mais condizente para atender esses pacientes que podem ou não vir a aumentar – afirma o secretário.

Segundo Germann, o estado já tem 1049 leitos de UTI recebendo equipamentos e recursos humanos. O Centro de Contingência de Coronavírus do governo estima a necessidade de 1.400 novos leitos para atenção a casos que necessitem internação.

 

Fonte: Jornal O Globo

Anterior JABORANDI: Servente é preso pelo crime de violência doméstica
Next OLÍMPIA: Jardineiro é preso por tráfico de drogas em sua residência

Você pode gostar também

Últimas Notícias

Barretos Country abre seleção para contratar 60 funcionários

O Barretos Country Thermas Park, um dos maiores complexos de entretenimento e lazer para a família no interior de São Paulo, está com processo seletivo aberto para o preenchimento de 60

Últimas Notícias

REGIONAL: Motorista chama guarda de ‘macaco’, paga fiança e é solto

Caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (9) na Avenida Sallum, em São Carlos. Um motorista de ônibus é acusado de racismo por guardas municipais de São Carlos. Segundo o comandante

Últimas Notícias

Com baixa em córrego, Prefeitura de Barretos começa a multar morador que desperdiçar água

Penalidade inicial é de R$ 250 e dobra em caso de reincidência. Medida foi anunciada após queda em volume de reservatório que abastece 60% da cidade. Sem chuvas e com

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta