CRISE MIGRATÓRIA: Angelina Jolie visita fronteira entre Venezuela e Colômbia
8 de junho de 2019 713 Visualizações

CRISE MIGRATÓRIA: Angelina Jolie visita fronteira entre Venezuela e Colômbia

Fronteira entre Colômbia e Venezuela reabre para pedestres

Trecho estava fechado desde 22 de fevereiro para impedir a chegada de ajuda humanitária. Tráfego de veículos ainda está proibido

A atriz e produtora de cinema Angelina Jolie está na região como enviada especial do Alto Comissariado das Nações Unidas (ONU) para os refugiados 

Ela visitou um acampamento de fronteira onde imigrantes venezuelanos estão alojados em tendas.

Segundo a ONU, mais de 4 milhões de venezuelanos já deixaram o país nos últimos anos.

 
Angelina Jolie conversa com residentes de Riohacha, na Colômbia, nesta sexta (7). — Foto: Alexandre St-Denis/AFP

Abertura da fronteira

Maduro ordenou ontem à noite a reabertura das passagens na fronteira entre as duas regiões, fechadas desde 22 de fevereiro, um dia antes que a oposição dirigida pelo líder do parlamento, Juan Guaidó, tentou, sem sucesso, forçar a entrada de ajuda humanitária para aliviar a escassez de alimentos e remédios.

“Em exercício pleno da nossa soberania, ordenei a abertura das passagens fronteiriças com a Colômbia no estado de Táchira, a partir deste sábado. Somos um povo de paz que defende firmemente nossa independência e autodeterminação”, escreveu Maduro no Twitter.

Com esta medida, desde antes do amanhecer deste sábado milhares de pessoas esperavam no lado venezuelano a reabertura da Simón Bolívar para chegar a Cúcuta, seja para adquirir produtos básicos ou para emigrar do seu país.

Travessia em busca de remédios

Um deles é Merwin León, um homem de 38 anos oriundos de Puerto Cabello, no estado de Carabobo, que junto com sua esposa se dirigia o mais rápido possível para Cúcuta, de onde espera seguir viagem até Bucaramanga, capital do departamento vizinho de Santander.

“Vou a Bucaramanga buscar os remédios para minha avó que é hipertensa”, disse à EFE León, que comentou que a passagem de San Antonio del Táchira até Cúcuta pela Simón Bolívar foi “rapidinha, sem nenhum problema”.

Cúcuta, capital de Norte de Santander, está conectada com San Antonio pela ponte Simón Bolívar, enquanto a Francisco de Paula Santander a une com a cidade de Ureña, também no estado de Táchira.

Uma terceira ponte, a de Tienditas, concluída em 2016, nunca foi posta em serviço, enquanto a de La Unión é uma estrutura menor e está situada entre as cidades de Puerto Santander (Colômbia), próxima a Cúcuta, e a venezuelana de Boca del Grita.

Os dois países compartilham uma fronteira terrestre de 2.219 quilômetros e, por causa do incidente da ajuda humanitária de 23 de fevereiro, que terminou em distúrbios, Maduro rompeu “todo tipo de relações” com a Colômbia.

FONTE: G1
 

 

Anterior BARRETOS: Moto furtada é localizada em estrada rural
Next OLÍMPIA: Mulher de 25 anos é achada morta ao lado da cama

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Após acidente na área central, motorista foge deixando Fusca estacionado na via pública

A ocorrência foi apresentada na delegacia pelos Militares, cabos Marcos Mariano e Juarez, tendo eles relatado que mantiveram contato com a vítima J.C.P.F., 32 anos, cobrador, morador na Avenida 31,

Últimas Notícias

REGIÃO: Jovem é picado por escorpião dentro do pronto-socorro central

Rapaz de 18 anos acompanhava a consulta da namorada quando animal caiu do teto e o picou. Ele tomou uma injeção e ficou em observação por duas horas até ser

Últimas Notícias

BARRETOS: Autônomo registra ocorrência por perturbação e ameaça

Na delegacia esteve o autônomo W.C.C., 48 anos, morador na Rua Josefina Reis Abdala, bairro Santa Cecília, e ele informou que seu vizinho, a quem ele identificou como “Leandro”, e

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta