BEBEDOURO: Rebaixada à fase vermelha, cidade mantém comércio aberto e impõe novas restrições
12 de junho de 2020 882 Visualizações

BEBEDOURO: Rebaixada à fase vermelha, cidade mantém comércio aberto e impõe novas restrições

Cidade estava na fase amarela e permitiu a abertura de bares e antecipou a volta das academias. Reclassificação do governo de SP diz que regional deve manter apenas serviços essenciais.

A Prefeitura de Bebedouro (SP) informou que vai manter o funcionamento do comércio, de bares e de restaurantes, apesar de o município ter sido rebaixado pelo governo de São Paulo para a fase 1, na cor vermelha e mais restrita do plano de retomada gradual da economia.

Um decreto publicado nesta quarta-feira (10) pelo prefeito Fernando Galvão (DEM) determina restrições para o funcionamento dos serviços considerados não essenciais e também dos supermercados.

Em 1º de junho, Bebedouro, Barretos (SP) e outros 11 municípios que compõem a regional de saúde foram inseridos na fase 3, a amarela, que permitiu a reabertura de imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, além do comércio, shoppings, bares, restaurantes e salões de beleza. Pela análise do governo estadual, as 13 cidades terão que voltar para a fase mais restritiva e fechar os estabelecimentos a partir de segunda-feira (15).

Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, Galvão afirmou que os índices da cidade permanecem favoráveis e o fechamento dos setores traria impactos relevantes para a economia do município neste momento. O prefeito disse ainda que a fiscalização será intensificada.

“Nós precisamos ter responsabilidade de entender que fechar tudo de uma vez seria um impacto muito forte para a economia de nossa cidade, mas também não é por isso que não vamos restringir essas atividades. Entendemos que ainda é possível nos próximos dias, dar mais um voto de confiança para a população, que vai ser extremamente fiscalizada pelos nossos órgãos de fiscalização”, disse.
Até a manhã desta quinta-feira (11), Bebedouro tem 64 casos confirmados do novo coronavírus e duas mortes pela doença, segundo o boletim epidemiológico.

Restrições
No decreto municipal publicado no Diário Oficial de quarta-feira, a prefeitura ajustou o horário de funcionamento e a capacidade de atendimento dos estabelecimentos considerados não essenciais e que tinham permissão para abrir, além dos supermercados.

Além disso, o prefeito informou o fechamento das vias do Lago Artificial em dias e horários alternados para evitar a aglomeração de pessoas e do sambódromo, ficando aberto apenas para realização da feira drive-trhu aos domingos e cine drive-thru.

A prefeitura também proibiu crianças até 14 anos em bares, restaurantes, comércio ambulante, supermercados, açougues, padarias e farmácias.

Bares, restaurantes e o comércio ambulante devem operar com 50% da capacidade, seguir o limite de quatro pessoas por mesa e intercalar entre uma mesa vazia. Além disso, precisam fechar até às 22h e não podem ter música ao vivo.

O estabelecimento que descumprir as determinações contidas neste artigo será fechado.

Os supermercados e hipermercados deverão manter o controle de acesso de uma pessoa por família, limitar o número de clientes a uma pessoa a cada 5 metros quadrados da área total do estabelecimento e, após atingida a lotação, o cliente deverá aguardar a saída de outros. O controle deve ser feito por equipe própria, diz o decreto.

As lojas e shopping center terão as seguintes restrições:

  • Até 50 metros quadrados: uma pessoa por vez
  • Entre 50 e 100 metros quadrados: duas pessoas por vez
  • Com mais de 100 metros quadrados: três pessoas por vez

Todos os estabelecimentos comerciais, escritórios, agências bancárias, supermercados e farmácias devem disponibilizar álcool em gel e ter tapete de sanitização nas entradas. Os funcionários devem usar máscara e proibir a entrada de pessoas sem o equipamento de proteção.

Os estabelecimentos que não cumprirem as determinações podem ser multados em R$ 1.048,60. Em caso de reincidência, pode ser lacrado e ter o alvará cassado.

Fonte: G1
Anterior REGIÃO: Homem cai do terceiro andar do HB
Next Estudantes poderão ter aulas aos sábados e no período de férias, aprova MEC

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Acidente entre carro e moto em rotatória no bairro Exposição

No Distrito Policial esteve o auxiliar de produção J.O., 28 anos, morador na Avenida 37, bairro Baroni, e ela noticiou que conduzia a motocicleta Honda/CBX 250 Twister, ano 2004, preta,

Últimas Notícias

Preço do ovo tem alta de 20% nos supermercados

Quem vai às compras já percebeu que o preço do ovo está mais caro nas prateleiras, em relação ao ano passado Além do peixe nesse período da Quaresma, tem muita

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta