Bebedouro espera vacinar 800 pessoas contra a Covid em mutirão para quem perdeu datas
Doses serão aplicados em seis grupos nesta segunda-feira (7), das 8h às 11h. Ao todo, 27% dos moradores já receberam ao menos uma etapa dos imunizantes. Cidade passou por ‘lockdown’ e registra queda na procura por testes, diz secretária.
A Secretaria Municipal de Saúde de Bebedouro (SP) espera vacinar 800 pessoas contra a Covid-19 em um mutirão nesta segunda-feira (7) para quem perdeu datas da primeira ou segunda dose.
No entanto, só poderão participar da campanha quem está listado nos grupos prioritários já liberados nos programas nacional e estadual de imunização, segundo a secretária Silvéria Laredo.
“Estamos abrindo para segunda-feira pra todo e qualquer que ainda não tenha tomado. Pessoal que na época que vacinou 60 anos não tinha [a dose] e agora tem, ou que teve Covid e tem que esperar 30 dias, quem tomou vacina de gripe e tem que esperar 15 dias”, explicou.
Das 8h às 11h, no prédio da antiga Feccib, imunizantes da AstraZeneca/Oxford e CoronaVac estarão disponíveis para os seguintes grupos:
- Profissionais de saúde
- Profissionais da educação básica a partir de 47 anos
- Pessoas com comorbidades, de 30 a 59 anos
- Deficientes que recebem o BPC, de 30 a 59 anos
- Idosos a partir de 60 anos
- Gestantes com comorbidades a partir dos 18 anos (CoronaVac)
É preciso levar, além de documentos pessoais com fotos, papeis que comprovem a profissão de atuação e as comorbidades. Professores e profissionais da educação devem apresentar os últimos dois holerites.
Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) tem que apresentar o cartão. Para todos os grupos é exigido o cadastro preenchido no www.vacinaja.sp.gov.br .
Dados do Vacinômetro, do governo paulista, apontam que a cidade já aplicou a primeira dose em 21.527 moradores, o que corresponde a 27% da população total, e a segunda em 11.311 pessoas, equivalente a 14,58% dos habitantes.
Cidade passou por ‘lockdown’
Entre os dias 20 e 30 de maio, Bebedouro adotou ‘lockdown’ para tentar frear o avanço da Covid-19 na cidade. A decisão foi motivada pela disparada de casos e mortes no mês.
As regras foram flexibilizadas no dia 31, com liberação de 20% da capacidade para atendimento presencial em atividades como supermercados, restaurantes, bares, academias, igrejas e comércio em geral.
Segundo a secretária de saúde, Silvéria Laredo, os primeiros resultados já começaram a aparecer, como a queda de 65% nos ate
Casos e internações
De acordo com a chefe da pasta, há, também, um ligeiro reflexo nos casos positivos. Entre 21 e 27 de maio a cidade registrou 1.630 novas infecções. De 28 a 2 de junho, 570.
No entanto, ainda não foram divulgados os dados do dia 3 até este domingo (6) por conta do feriado de Corpus Christi.
Desde o início da pandemia, pelos dados da última divulgação da Prefeitura, Bebedouro registra 8.094 infectados e 232 óbitos.
Nas enfermarias, que antes registravam uma média de 25 a 28 pacientes internados, agora são 15. O dado positivo é comemorado pela secretária, mas ainda não começou a chegar nas unidades de terapia intensiva (UTI), onde estão os casos mais graves.
“A espera por UTI a gente ainda não sentiu uma melhora porque ainda tem o pessoal da semana passada, que está aguardando. A gente acredita que essa semana a gente vai ter um bom resultado, porque é exatamente o momento que está fazendo de 10 a 15 dias do lockdown. No entanto, nos preocupa muito o feriado prolongado. Ao mesmo tempo em que estamos otimistas que essa semana teremos um número reduzido de procura, nos preocupa a próxima semana o resultado do feriado prolongado”, afirmou.
“A gente coletava, por dia, uma média de 150, 160 exames. Nessa semana, o dia que coletou mais foi 40. Foi bem interessante. Do dia 28 de maio para cá a gente já tem percebido uma redução bem significativa nos atendimentos”, afirmou.
Fonte: G1
Você pode gostar também
BARRETOS: Andarilho é preso tentando furtar salão de beleza
O indiciado A.F.C., 29 anos, sem residência fixa, foi preso pelos Policiais Militares, cabo Sinomar e soldado Oliveira, depois de ter sido surpreendido dentro de um estabelecimento comercial tentando furtar
BARRETOS: Unidades escolares municipais adotam modelos “Drive in” e “Drive Thru” para formaturas
Devido à pandemia de Covid-19 e ao distanciamento social necessário como prevenção ao contágio, a Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria de Educação modificou as cerimonias de formatura das
BARRETOS: Policia Militar prende homem por tráfico e apreende crack e quase 100 pinos com cocaína
A ocorrência foi apresentada no Plantão Policial pelos Militares, sargento Uewerton e soldado Garcia, que apresentaram preso, sob a acusação de tráfico de drogas, o desempregado C.F.V., 25 anos, morador
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.