BARRETOS: Maus tratos a animais domésticos
29 de julho de 2020 1042 Visualizações

BARRETOS: Maus tratos a animais domésticos

Em 28 de julho de 20, a Polícia Ambiental de Barretos recebeu uma denúncia de maus tratos a cães no bairro Alto Sumaré, município de Barretos.

No local foi constatado que os moradores haviam se mudado e os animais estavam em situação precária no quintal.

Acionado o proprietário, este compareceu no imóvel e a equipe presenciou 21 cães da raça Shih-tzu e yorkshire, sendo adultos, jovens e três filhotes recém nascidos.

Os comedouros estavam vazios. Não havia no quintal qualquer indício de comida. Os recipientes com água estavam sujos e cheio de terra. O quintal estava totalmente sujo, com a presença de lixo, mato alto, entulhos e centenas de “montes” de fezes, indicando falta de limpeza por vários dias. Não era possível caminhar pelo quintal sem pisar em vezes, sendo que o cheiro estava insuportável e com certeza causava incômodo nos vizinhos.

Os animais estavam em visível estado de estresse e infestados de pulga.

Os animais peludos estavam todos embaraçados, cheios de nós e doenças de pele, resultado de um quintal totalmente sujo, falta de banho, falta de tosa, sendo notado em alguns, que as próprias fezes se fixavam na pelagem, gerando mau odor e causando sofrimento nos animais. Alguns não conseguiam enxergar e se movimentar adequadamente, também em virtude da falta de asseio em suas pelagens.

Havia um cão idoso, cego, sem dentes, com um tumor nas costas, que apresentava dificuldade em encontrar a água e se arriscava ao andar no meio dos entulhos. Também andava com dificuldade, pois o pelo alto, embolado e cheio de nós em suas patas, cerceava seus movimentos, podendo ocorrer inclusive a necrose do membro, pela má circulação provocada pela pelagem. Presenciamos o animal comendo fezes, pois não havia alimento no local.

Diante das circunstâncias observadas, restou configurada a prática de maus-tratos aos animais domésticos, conforme preconiza o artigo 29 da Resolução SMA 48/2014, bem como o crime descrito no artigo 32 da Lei Federal 9.605/98, com pena de detenção de 03 meses a um ano.
O acusado responderá o processo em liberdade.

Foi aplicada uma multa de R$ 63.000,00.

Os animais foram apreendidos e depositados com uma protetora do município.

A Polícia Ambiental orienta que o crime de maus-tratos não se configura apenas pelo ato de agredir o animal, mas qualquer prática ou atividade capaz de causar-lhes sofrimento ou dano, bem como mantê-los em recintos impróprios; debilitados por falta de alimento ou de acompanhamento de profissional habilitado;, desprovido de asseio ou que lhes impeça a movimentação, o descanso ou os privem de ar e luminosidade; obrigar os animais a trabalhos excessivos ou superiores às suas forças, dentre outras.

Anterior REGIÃO: Magazine Luiza abre 415 vagas de emprego para call center
Next BARRETOS: Zequinha Amêndola vai ter nova praça com quadra esportiva

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Mulher é presa traficando maconha em seu apartamento

A desempregada C.G.S., 27 anos, foi presa pela crime de tráfico de drogas pelos Militares, tenente Ricobello, sargento Roberto e cabos Diógenes e Pereira, os quais informaram que na posse

Últimas Notícias

BARRETOS: Lavrador é preso por dirigir embriagado na Rodovia Faria Lima

Os Policiais Militares Rodoviários, cabo Leandro e soldado Correa, estiveram no Plantão Policial e apresentaram preso o lavrador G.F.S.C., 20 anos, morador na cidade de Guaraci, o qual foi surpreendido

Últimas Notícias

OLÍMPIA: PM prende casal com drogas e grana em casa

Nesta segunda-feira, 13, durante patrulhamento pelo bairro Jardim Miessa, ao adentrarem a rua Bartolomeu Itavo, os policiais CGP II Cabo Reginaldo e Cabo Diego; Cabo PM Eneilson Sd Andrioli e

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta