SAÚDE: Uma única sessão de exercício pode proteger o coração por até 5 dias, aponta estudo
29 de dezembro de 2017 857 Visualizações

SAÚDE: Uma única sessão de exercício pode proteger o coração por até 5 dias, aponta estudo

Pesquisas com animais indicam que atividade física tem efeitos imediatos sobre a saúde cardíaca, reduzindo a gravidade de infartos.

uanto tempo de exercício é preciso fazer para começar a colher os benefícios para a saúde? Alguns dias? Semanas? Meses?

Um novo estudo publicado no periódico da Associação Médica Americana aponta que uma única sessão de atividade física gera efeitos imediatos, protegendo o coração.

A equipe liderada por Dick Thijssen, professor de Fisiologia Cardiovascular e Exercícios da Universidade Liverpool John Moores, no Reino Unido, analisou uma série de pesquisas com roedores.

Ataques cardíacos foram induzidos nos animais, bloqueando uma artéria do coração. Depois, analisou-se a gravidade do infarto, ou seja, quanto tecido do órgão foi afetado.

Foram comparadas cobaias que haviam acabado de se exercitar com outras que nunca praticavam atividade física.

“Todos os estudos apontaram que uma única sessão de exercício levou a um ataque cardíaco menos grave, e esse efeito perdura por dias”, escreveu Thijssen em um artigo para o site The Conversation.

A explicação dos cientistas é que fazer atividade física libera uma substância que reduz a gravidade do infarto.

O especialista explica que, “por razões óbvias”, esses experimentos não podem ser realizados em humanos. Logo, estudos para confirmar esse benefício em pessoas exigiriam outros métodos.

Exercício x descanso

Em um dos estudos, amostras de sangue foram coletadas em humanos após um período de descanso e depois de fazer exercício.

As amostras foram introduzidas na corrente sanguínea de coelhos vivos. Depois, uma artéria no coração dos animais foi bloqueada, imitando um ataque cardíaco.

O grupo de coelhos que recebeu o sangue humano coletado após o exercício teve infartos menos graves do que aqueles que receberam a amostra obtida após o período de descanso.

Assim como no teste com os roedores, isso indicaria que uma sessão de atividade física reduziria a gravidade do infarto.

“Esses benefícios ocorrem mesmo na ausência de mudanças em outros fatores de risco cardiovascular, como a pressão sanguínea, colesterol e o peso”, disse Thijssen. “Os efeitos duram por quatro a cinco dias.”

A maioria dos estudos submeteu suas cobaias a sessões de exercício de intensidade moderada a alta por cerca de uma hora.

Os pesquisadores dizem não saber se outros tipos de atividade física, com duração diversa, trariam diferentes graus de benefícios, algo que Thijssen recomenda que seja analisado em novos estudos.

Fnte: G1

Anterior REGIÃO: Carro é flagrado a quase 170 km/h em pista onde velocidade é de 80 km/h
Next BARRETOS: Eletricista diz ter sido agredido pelo patrão em seu local de trabalho

Você pode gostar também

Saúde

SAÚDE: Estudo mostra que tomar aspirina todo dia tem risco para pessoas mais velhas

Pesquisa feita com mais de 19 mil pessoas acima de 70 anos nos EUA e na Austrália revelou que houve aumento no número de hemorragias estomacais em quem usa a

Saúde

DENGUE: Vacina não deve ser tomada por quem nunca teve a doença, diz nova recomendação da Anvisa

Estudos apontaram risco de reações em pacientes que receberam doses da ‘Dengvaxia’ A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a recomendar nesta quarta-feira (29) que a vacina da dengue, vendida na

Social

SAUDE: Excesso de agrotóxicos nos alimentos causam prejuízos à saúde

A aprovação do projeto de lei que muda a legislação brasileira sobre agrotóxicos no último dia 25 na Câmara dos Deputados causou polêmica nas redes sociais e entre ambientalistas. A

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta