Ministério da Saúde lança campanha de doação de sangue
14 de junho de 2021 684 Visualizações

Ministério da Saúde lança campanha de doação de sangue

Lançamento ocorre no Dia Mundial do Doador de Sangue

Com o lema Doe Sangue Regularmente – com a Nossa União a Vida se Completa o Ministério da Saúde lançou hoje (14) uma campanha para incentivar a população a doar sangue regularmente. O objetivo é incrementar o estoque de sangue do país, que teve uma redução de 10% desde o início da pandemia de covid-19. O lançamento ocorre na data em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue,

Em 2019, foram realizadas 3.271.824 coletas de sangue no país e em 2020 o número caiu para 2.958.665. Segundo o ministério, a redução se deu em razão da diminuição na circulação de pessoas por conta da covid-19. Apesar da redução, a pasta não registrou desabastecimento.

Mesmo assim, durante a pandemia o ministério teve que acionar o Plano Nacional de Contingência de Sangue que possibilitou o remanejamento de bolsas de sangue entre os estados conforme a demanda e oferta em cada local. Nove estados fizeram solicitações e foram atendidos: São Paulo, Minas Gerais, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Amapá, Rondônia, Paraná e Santa Catarina.

Em média, a disponibilização do sangue para o destino final leva até oito horas, considerando a maior dist6encia entre o estado solicitante e o que doa.

Neste ano, até o mês de março foram coletadas 734.247 bolsas de sangue no país. Durante o lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lembrou que todo a manutenção do abastecimento dos hemocentros é possível graças a existência do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Vamos aproveitar essa oportunidade não só para reafirmar as ações de enfrentamento à pandemia, mas também a necessidade contínua da cumprir o preceito constitucional da saúde como direito fundamental”, afirmou o ministro.

Para doar sangue, é preciso ter de 16 a 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos; e estar alimentado. No dia da coleta, o doador não deve ingerir alimentos gordurosos antes da doação; deve ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; e apresentar documento oficial de identificação com foto.

Uma única doação de sangue, de 450 mililitros, é suficiente para salvar a vida de até 4 pessoas. Além disso, essa quantidade é reposta no organismo em 24 horas.

A campanha deste ano também vai lançar mão do auxílio da tecnologia, por meio do Facebook. Basta acessar a página para se cadastrar como doador de sangue.

O ministro lembrou ainda que a doação voluntária de sangue, além de um ato de amor é um compromisso com a vida. “Vamos nos unir para mantermos nos nossos bancos de sangue reservas suficientes para atender a população brasileira”, pediu o ministro.

Fonte: Agência Brasil
Anterior BIRIGUI: Menino de 4 anos é encontrado abandonado sem agasalhos em rua
Next Suspeito de matar casal e filhos em Ceilândia invade chácara, furta carro e o abandona ao avistar barreira policial em Goiás

Você pode gostar também

Últimas Notícias

OLÍMPIA: Motociclista sofre fratura exposta em grave acidente na rodovia

Um grave acidente entre uma moto e um veículo Gol, foi registrado próximo a Rodovia Armando Salles de Oliveira, resultando em sérios ferimentos no condutor da motocicleta e danos de

Últimas Notícias

GUARACI: Auxiliar de serviços gerais é preso por traficar maconha

Os Policiais Militares da cidade de Guaraci, Bittencourt e Gabriel, apresentaram na delegacia de Barretos o auxiliar de serviços gerais F.V.S.L., 24 anos, sendo ainda apresentado o investigado P.V.B., 24

Últimas Notícias

USP de Pirassununga irá realizar exames para diagnosticar coronavírus a preço de custo

Pirassununga e Porto Ferreira já estabeleceram parceria para realizar os testes. A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP) irá realizar exames para

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta