Doria muda previsão e afirma que toda a população adulta de SP será vacinada contra Covid-19 até o final de outubro; veja calendário
2 de junho de 2021 949 Visualizações

Doria muda previsão e afirma que toda a população adulta de SP será vacinada contra Covid-19 até o final de outubro; veja calendário

Previsão divulgada pelo governador nesta quarta é diferente da anunciada por ele próprio dois dias atrás. Na segunda-feira, Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, disse que estimativas de vacinar toda a população até dezembro são ‘otimistas’, dado o ritmo da produção de vacinas até o momento.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que a vacinação contra a Covid-19 de todas as pessoas com mais de 18 anos no estado deve ser concluída até o final de outubro deste ano. A promessa foi feita em uma postagem nas redes sociais nesta quarta-feira (2).

“Vamos vacinar toda a população adulta do estado de São Paulo até 31 de outubro deste ano”, disse Doria.
Em coletiva de imprensa, Doria reforçou a promessa e disse que toda a população adulta do estado estará vacinada até o dia 31 de outubro.

 

“São Paulo vai concluir toda a vacinação da sua população até o dia 31 de outubro – toda a população vacinável do estado de são Paulo será vacinada até 31 de outubro. A população com mais de 18 anos estará plenamente imunizada até esta data”, disse o governador.

Na coletiva desta quarta, o governo divulgou, pela primeira vez, datas de vacinação de pessoas sem comorbidade com menos de 54 anos. Veja as datas:

  • 1 a 20 de julho – 55 a 59 anos
  • 2 a 16 de agosto – 50 a 54 anos
  • 17 a 31 de agosto – 45 a 49 anos
  • 1 a 10 de setembro – 40 a 44 anos
  • 11 a 20 de setembro – 35 a 39 anos
  • 21 a 30 de setembro – 30 a 34 anos
  • 1 a 10 de outubro – 25 a 29 anos
  • 11 a 31 de outubro – 18 a 24 anos

Projeção de calendário de vacinação contra a Covid-19 em São Paulo — Foto: Divulgação/Governo de SP

De acordo com Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, o calendário foi montado levando em conta a projeção de entregas disponíveis no site do Ministério da Saúde.

A previsão do governo estadual é a de que toda a população adulta tome a segunda dose da CoronaVac até o final de novembro, e a segunda dose das vacinas Pfizer e Astrazeneca até janeiro.

Mudança nas previsões
A previsão divulgada pelo governador nesta quarta é diferente da anunciada por ele próprio dois dias atrás. Na segunda-feira (31), em coletiva no Instituto Butantan, o governador havia prometido que a vacinação seria encerrada até dezembro.

No mesmo dia, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, discordou da previsão do governador e declarou que “é muito otimista chegar à vacinação de toda a população adulta até o fim deste ano”.

No seminário Webinário Direitos Já!: Desafios para uma Articulação Nacional no Enfrentamento à Pandemia, ele disse que “a julgar pelo ritmo, isso não vai acontecer nessa velocidade em que está previsto e, possivelmente, nós vamos conseguir terminar a vacinação de 50 a 60 milhões, que é o que está previsto aí nessa fase inicial do PNI, na minha previsão, no final de setembro a início de outubro”.

“Antes disso não teremos essa possibilidade”, afirmou o diretor do Butantan.

Dimas destacou ainda que “o ritmo de vacinação nunca foi suficiente, em nenhum momento, para justificar uma aceleração muito grande da vacinação, mesmo tendo disponibilidade de vacinas”.

A previsão de vacinar toda a população do estado até outubro é diferente da estimada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em evento na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Na segunda, ele declarou que “até o final do ano teremos a nossa população imunizada”.

Em reunião virtual com a Organização Mundial da Saúde (OMS) no fim de abril, o ministro disse ser “possível garantir” que toda a população brasileira será vacinada até o fim de 2021.

Promessas anteriores
Em setembro do ano passado, Doria chegou a afirmar que a vacinação para a “totalidade da população” seria feita “ao longo dos dois primeiros meses de 2021”, ou seja, entre janeiro e fevereiro deste ano – o que não ocorreu.

“Aos brasileiros de São Paulo, sim, garanto que teremos a vacina, a CoronaVac, para atender a totalidade da população de São Paulo já ao final deste ano e ao longo dos dois primeiros meses de 2021, e vamos imunizá-los”, disse Doria em setembro de 2020.

Naquele momento, o governo federal ainda não havia assinado nenhum contrato com produtores de vacinas nem havia campanha de imunização em curso.

 

Fonte: G1

 

Anterior REGIÃO: Detento morre e autópsia encontra 30 porções de maconha no seu estômago
Next BARRETOS: Boletim Informativo Covid-19. 02/06/2021

Você pode gostar também

Últimas Notícias

REGIÃO: Corpo de Bombeiros procura por adolescente que se afogou no Rio Pardo

Luiz Felipe Rodrigues Apolinário nadava com os amigos próximo ao Pontilhão de Ferro quando desapareceu, na tarde desta sexta-feira (10). Padastro tentou resgatá-lo, mas não conseguiu. O Corpo de Bombeiros

Últimas Notícias

BARRETOS: Programação do final de semana no North Shopping é especial para a criançada

Na próxima segunda, dia 12 de outubro, é comemorado o Dia das Crianças, uma das datas mais importantes para o comércio varejista, e o North Shopping Barretos, atento às novas

Últimas Notícias

BARRETOS: Estelionatários voltam a aplicar golpe sobre venda de veículo e vítima perde R$8.500,00

Morador na cidade de Manaus, o motorista O.P.S.J., 37 anos, esteve na delegacia de Barretos informando que ele viu um anúncio de venda de um caminhão em um no site,

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta