Contra Covid, Colômbia, SP, proíbe atendimento presencial em lojas, supermercados e restaurantes
22 de maio de 2021 705 Visualizações

Contra Covid, Colômbia, SP, proíbe atendimento presencial em lojas, supermercados e restaurantes

Novo decreto municipal fecha academias, salões de beleza e igrejas até terça-feira (25), para reduzir circulação de pessoas nas ruas. Cidade integra DRS-5, que enfrenta colapso na saúde.

Começaram a valer nesta sexta-feira (21) em Colômbia (SP) as novas regras de enfrentamento à pandemia de coronavírus. Segundo o decreto do prefeito Julio Cesar dos Santos, o Tuta (PTB), as medidas são necessárias para frear a circulação do vírus na cidade.

Colômbia, que tem 6 mil moradores, segundo o IBGE, soma 489 casos de Covid-19 e 11 mortes desde o ano passado. A cidade integra a diretoria regional de saúde (DRS-5), que tem Barretos como sede. A região vive um colapso no sistema de saúde.

No decreto publicado no Diário Oficial, o prefeito cita ainda que o fechamento reforça as medidas mais rígidas adotadas na vizinha Planura (MG), para evitar que moradores da cidade mineira causem um fluxo na cidade.

As restrições em Colômbia valem até terça-feira (25) e incluem a suspensão do atendimento presencial em supermercados, restaurantes e no comércio, a proibição da venda de bebida alcoólica, e o fechamento de academias e salões de beleza.

O toque de recolher na cidade volta a vigorar das 20h às 5h, com exceção para trabalhadores de serviços considerados essenciais.

O atendimento presencial nas repartições públicas está suspenso, assim como as aulas nas redes municipal e estadual.

Ainda de acordo com o decreto, o morador que testar positivo para Covid-19 tem que assinar um termo de consentimento e responsabilidade, assumindo o compromisso de manter o isolamento para evitar a propagação do vírus.

Quem for pego descumprindo as regras pode ser multado de R$ 2 mil a R$ 5 mil. No caso de estabelecimento infrator, o dono pode ser preso por crime de desobediência às medidas sanitárias preventivas.

O Setor de Fiscalização da Prefeitura e a Vigilância Sanitária poderão acionar a Polícia Militar para exigir o cumprimento das regras em caso de infrações.

As denúncias devem ser encaminhadas para o Whatsapp (17) 9973-4063 ou pelo e-mail contato@colombia.sp.gov.br.

 

 

O que pode funcionar

  • Postos de combustíveis; lojas de conveniência fecham;
  • Distribuidores e revendedores de água e de gás podem operar por delivery;
  • Farmácias abrem em regime de plantão e devem priorizar o delivery;
  • Serviços de saúde (hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, laboratórios clínicos) e serviços de saúde animal (clínicas veterinárias e pet shops) podem atender apenas casos de urgência e emergência; está proibido banho e tosa de animais;
  • Coleta de lixo;
  • Cemitério municipal funciona normalmente; os velórios devem receber até dez pessoas e podem durar até três horas;
  • Cartório e tabelionato abrem apenas para procedimentos de urgência previamente agendados;
  • Hotéis e pousadas não podem receber novos hóspedes, com exceção de profissionais de saúde ligados diretamente ao enfrentamento do coronavírus e de caminhoneiros ou transportadores de insumos essenciais;
  • Agências bancárias, lotéricas e Correios só podem realizar trabalho interno; terminais de autoatendimento e caixas eletrônicos estão liberados;
  • Atividades industriais podem operar desde que o processo produtivo não possa ser interrompido sob pena de dano irreparável das instalações e dos equipamentos, ou que possa afetar o abastecimento e os serviços essenciais. A empresa deve adotar sistema de rodízio dos funcionários;
  • Serviços de construção civil podem funcionar, desde que não seja possível a interrupção ou adiamento;
  • Oficinas mecânicas, borracharias, auto elétricas e similares podem funcionar apenas para atendimentos urgentes.

 

Só pode operar por delivery

  • Comércio em geral e comércio ambulante autorizado;
  • Bares, restaurantes, lanchonetes, espetarias, lojas de açaí, sorveterias e similares podem operar as entregas até as 23h. É proibida a entrega de bebidas alcoólicas por esses estabelecimentos;
  • Supermercados, mercados, mercearias, padarias, açougues, empórios e similares podem fazer as entregas até as 20h.

 

O que deve permanecer fechado

  • Salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, academias de ginástica, quadras
  • Ficam proibidas as realizações de missas, cultos e cerimônias religiosas presenciais de qualquer natureza, inclusive atendimentos individualizados.
  • Ficam suspensas as aulas e atividades presenciais nas escolas e instituições de ensino públicas. A Secretaria de Educação terá atendimento em regime de plantão, das 9h às 15h.
  • A feira livre fica suspensa.
  • Permanecem proibidos eventos, shows musicais e festas de qualquer espécie nas vias públicas e em salões, edículas, chácaras, sítios, ranchos, buffets e clubes.
Fonte: G1
Anterior GUAÍRA: Estudante é preso por traficar maconha
Next BARRETOS: Empresária registra queixa por não ter recebido móveis planejados que havia encomendado e pago

Você pode gostar também

Últimas Notícias

REGIÃO: Jovem é preso após agredir companheira grávida de sete meses

Vítima disse à polícia que possuí um relacionamento com o agressor há um ano e meio e que foi agredida diversas vezes por querer se separar dele. Outros dois casos

Últimas Notícias

GUAÍRA: Polícia prende homem por tráfico e apreende drogas, munições e outros objetos

O desempregado H.H.I.L., 21 anos, morador em Guaíra, foi preso por Policiais Militares daquela cidade, os quais também apresentaram na delegacia de Barretos os investigados M.S.A.S., 32 anos, aposentado e

Últimas Notícias

REGIÃO: Passageiros são assaltados por grupo armado dentro de ônibus do transporte público

De acordo com motorista, ao menos quatro ladrões abordaram vítimas após parada em ponto no bairro Ipiranga durante a manhã desta quinta-feira (26). Ninguém foi preso. Passageiros foram vítimas de

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta