REGIÃO: Voluntários produzem e doam protetores faciais aos profissionais de Saúde
4 de maio de 2020 617 Visualizações

REGIÃO: Voluntários produzem e doam protetores faciais aos profissionais de Saúde

Em um mês, projeto já entregou cerca de 2,5 mil equipamentos de proteção contra o novo coronavírus para profissionais de 12 cidades da região.

Um grupo de empresários, engenheiros e voluntários de Sertãozinho (SP) uniu conhecimentos para produzir e doar protetores faciais aos profissionais de Saúde da cidade e da região. Em um mês, o projeto entregou cerca de 2,5 mil equipamentos de proteção contra o novo coronavírus para médicos e enfermeiros em 12 municípios.

As peças são produzidas em oito impressoras 3D e também manualmente, com moldes específicos para cada kit. O projeto foi idealizado pelo engenheiro eletrônico Edner Pontes, que ouvindo relatos da filha, que estuda medicina, e de amigos que trabalham na área, buscou recursos para começar a montar os kits de protetores de rosto.

“A preocupação no nosso caso era de pai e mãe, de a filha estar equipada onde ela está estudando. Mas quando você muda pra sua realidade local e vê que você tem amigos e que as pessoas que procuraram disseram que tinham colocado o pedido [do protetor facial], que voltou e não havia material para ser entregue”, lembra.

Com o apoio dos empresários Jean Carlos e Joyce de Lima, donos de uma empresa de automação que produz equipamentos de proteção para trabalhadores do setor sucroalcooleiro, iniciaram o projeto para a confecção dos protetores faciais também para os profissionais de Saúde.

“A gente vê que o nosso papel não é só atender a parte agrícola. Com tanta gente precisando, principalmente os profissionais de Saúde, a gente pensou: podemos ajudar também”, conta a empresária.

A ideia atraiu outros voluntários, o grupo aumentou e conta atualmente com 60 pessoas, que ajudam com matéria prima, dinheiro ou na confecção e montagem dos kits. Com tanta gente apoiando, o projeto precisou ganhar mais agilidade. O projetista mecânico Warner Henrique Machado é um dos voluntários e desenhou as peças e moldes para desenvolver o trabalho também manualmente.

“A impressora 3D é uma maquina lenta, que é feita para prototipagem. Agora a gente usa em um processo de produção artesanal. Aqui, você ganha muita velocidade e praticamente triplicou a nossa produção”, explica.

Os voluntários montaram uma linha de produção e, depois de prontas, as peças são separadas em kits e vão para a casa de outras famílias onde serão montadas. O produto é leve e pode ser usado várias vezes.

“Atendemos aproximadamente 12 cidades. Acho que herói tem que ter armadura também. Nada mais justo que eles possam estar combatendo o vírus devidamente equipados para que retornem com segurança para suas famílias”, diz Edner.
Para ter acesso aos arquivos e moldes, se voluntariar ou informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (16) 98123-0531.

Fonte: G1

Anterior Senado aprova socorro para municípios durante pandemia
Next Em tempos de quarentena, especialista do UNIFEB orienta como fazer em casa a declaração do IRPF 2020

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Se passando por funcionária do setor de vetores, ladra furta cartão bancário de aposentado

Um senhor de 73 anos, que se identificou como J.M.S., aposentado, morador na Avenida 53, bairro Marília, noticiou na delegacia que ele estava em sua casa, pintando o imóvel, quando

Últimas Notícias

GUARACI: Auxiliar de serviços gerais é preso por traficar maconha

Os Policiais Militares da cidade de Guaraci, Bittencourt e Gabriel, apresentaram na delegacia de Barretos o auxiliar de serviços gerais F.V.S.L., 24 anos, sendo ainda apresentado o investigado P.V.B., 24

Últimas Notícias

Lote com 3 milhões de doses da vacina da Janssen chega ao Brasil

Imunizante foi doado pelos Estados Unidos Três milhões de doses de vacinas da Janssen contra a covid-19, doadas pelo governo norte-americano, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP),

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta