Em tempos de quarentena, especialista do UNIFEB orienta como fazer em casa a declaração do IRPF  2020
4 de maio de 2020 546 Visualizações

Em tempos de quarentena, especialista do UNIFEB orienta como fazer em casa a declaração do IRPF 2020

Ficar em casa é a melhor forma para a prevenção do contágio do coronavírus (covid-19), e a recomendação dos órgãos responsáveis e autoridades da área da saúde é que as pessoas evitem aglomerações e façam o isolamento domiciliar. Mas, apesar da quarentena, existem obrigações que as pessoas não podem deixar de cumprir, uma delas é a declaração do IRPF – Imposto de Renda da Pessoa Física 2020, que deve ser entregues até às 23h59 do dia 30 de junho.

Devem realizar a declaração neste ano as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis cujo valor foi igual ou superior a R$ 28.559,70 em 2019. Segundo o professor Paulo Roberto Buzati, do Curso de Ciências Contábeis do UNIFEB, fazer a declaração sozinho, em sua residência não é tão complicado, mesmo para quem não tem o hábito.

“O contribuinte que é obrigado a realizar o envio da declaração pode começar em casa mesmo, ele deve separar a documentação básica necessária para preenchimento, ou seja, o CPF dos dependentes, informes de rendas e extratos, comprovantes de rendimentos e aluguéis, gastos com educação e saúde, e a compra e venda de bens”, explica o professor Paulo.

Ainda de acordo com o docente do UNIFEB “se optar por declarar sozinho, basta ter em mãos também o recibo de entrega da declaração do ano passado, e baixar o programa no site da Receita Federal do Brasil – receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2020 , ou ainda fazer a declaração por meio dos smartphones ou tablets, baixando o aplicativo “Meu Imposto de Renda” nas lojas de aplicativos do sistema operacional utilizados por esses equipamentos”, fala.

“Cumprido o prazo da entrega da declaração do IRPF, o contribuinte evita o pagamento de multa, que pode variar de R$ 165,74, valor mínimo, até a 20% do valor do Imposto devido, e corre o risco de  ficar com o CPF “sujo”, ficando impedindo de realizar operações como empréstimos, emissão de passaportes, obter certidões negativas para venda ou aluguel de imóvel e até de participar de concursos públicos”, informa Buzati.

“O contribuinte não deve deixar para última hora o envio da declaração, pois se ela estiver incompleta, ou com erros, ele pode cair na malha fina. Além disso, ele também poder enfrentar problemas tecnológicos como a sobrecarga do sistema da Receita Federal ou oscilações do sinal da Internet e demorar mais para o recebimento da restituição, que nesse ano será feita em cinco lotes, e não mais sete, como foi até o ano passado, segundo o que informou o Governo Federal”, finalizou.

 

 

Fonte: Unifeb Barretos

Anterior REGIÃO: Voluntários produzem e doam protetores faciais aos profissionais de Saúde
Next SP: morte de jovens e adultos por coronavírus aumenta 18 vezes em um mês no Estado

Você pode gostar também

Últimas Notícias

EMPREGO: VAGAS DISPONÍVEIS PARA HOJE 27/04/2021

INFORMAÇÃO IMPORTANTE      Devido ao CORONAVÍRUS, o PAT vai priorizar os serviços on-line disponiveis ao cidadão. Todos os serviços oferecidos pelo posto agora podem ser acessados via internet e aplicativos

Últimas Notícias

BARRETOS: Policiais da DIG prende empresário por receptação de relógios medidores de energia elétrica

Policiais Civis da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Barretos, sob o comando do delegado, Dr. Rafael Faria Domingos, prenderam um empresário de Barretos por receptação de relógios medidores de

Últimas Notícias

Gás também aumenta hoje nas refinarias

Petrobras afirma que preço segue patamar internacional de preços Os preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha (GLP) sobem nesta terça-feira (6) nas refinarias. De acordo com

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta