BARRETOS: Parque do Peão é reformado para receber 1 milhão de fãs do rodeio e sertanejo
Mais de 200 shows estão programados para a festa, que acontece entre 15 e 25 de agosto. Homenagens relembram os 40 anos da primeira montaria em touros no Brasil.
O Parque do Peão de Barretos (SP) passa pelos últimos ajustes para receber 64ª edição do maior rodeio da América Latina. A Festa do Peão de Boiadeiro acontece entre 15 e 25 de agosto, e a expectativa é receber 1 milhão de visitantes.
Com tantos turistas, a organização precisou ampliar a quantidade de banheiros, passando de 900 para 1,2 mil. O complexo de 2 milhões de metros quadrados teve as ruas recapeadas e árvores plantadas nas áreas de camping. Os jardins também receberam cuidado especial, com o plantio de 70 mil mudas de flores.
Para os competidores, as melhorias podem ser vistas na enfermaria, atrás da arena, e na hípica, onde são disputadas as seletivas das provas de Team Penning e Três Tambores, que foi coberta. A organização também entregará um novo espaço para aquecimento dos peões antes das provas.
“Estamos sempre criando coisas diferentes para que os novos visitantes se encantem e para aqueles que vêm todo ano possam ver as novidades que a gente produz. Desde uma queima de fogos diferente, no rodeio a gente traz os melhores peões, sempre tem surpresa boa. A expectativa é que a gente supere o ano passado”, afirma Ricardo Rocha, presidente de Os Independentes.
A organização da festa investiu na contratação de 400 seguranças particulares e instalação de 60 câmeras de monitoramento 24 horas por dia. Outros 150 brigadistas atenderão o público em casos de emergência. No total, foram gerados 12 mil empregos diretos e indiretos.
Shows
Durante os 11 dias de festa estão programadas mais de 200 apresentações nos quatro palcos espalhados pelo Parque do Peão. A grade conta com shows dos principais nomes do sertanejo brasileiro, como Fernando & Sorocaba, Cesar Menotti & Fabiano, Jorge & Mateus, Bruno & Marrone, Simone & Simaria – as embaixadoras da festa – e Gusttavo Lima, que se apresenta nos dois sábados.
Um dos principais shows da festa será comandado pelos “Amigos”. Após 20 anos, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano e Leonardo voltam a cantar juntos no palco de Barretos. A apresentação da turnê “Amigos 20 anos – A História Continua” será em 23 de agosto.
“Quando soubemos que o projeto [AMIGOS] estava de volta, começamos a negociar para trazê-los. Eles também tinham interesse em tocar na festa, porque nas duas vezes que se apresentaram no rodeio foi recorde de público. Vai ser emocionante para todos nós relembrar aquela época e, com certeza, vamos lotar a arena novamente”, conta o presidente, Ricardo Rocha.
A programação extensa de shows alegra também os fãs de outros estilos musicais. O axé ficará por conta de Ivete Sangalo e Léo Santana. Kevinho e Dennis DJ comandam o funk. O pagode fica com Ferrugem. Mano Walter leva o forró de vaquejada e Alok, a música eletrônica. Aline Barros também faz apresentação especial para os fãs do estilo gospel.
“Barretos tem rodeio, mas na parte de shows se tornou um festival. Muita gente vem ao evento para assistir shows que não são sertanejos, porque gostam da infraestrutura que oferecemos e da forma como atendemos. Tentamos agradar todo mundo”, diz Rocha.
Este ano não haverá shows internacionais. O presidente explica que, devido ao sucesso do show em 2018, a ideia era trazer novamente a diva do country, Shania Twain. As negociações com o empresário da cantora canadense começaram logo ao final do show dela, porém Shania desistiu de fazer outra apresentação no rodeio de Barretos.
“Ela disse que tinha ficado muito encantada com os brasileiros e tinha interesse em voltar. As negociações estavam caminhando e a gente achou que iria dar certo, mas no início do ano ela decidiu que não cantaria mais em 2019 para gravar filmes e se dedicar ao cinema”, explica.
Com a desistência da cantora, os organizadores foram aos Estados Unidos em busca de outros astros do country. Nomes como George Strait e Luke Bryan foram sondados, porém, já não havia mais datas disponíveis nas agendas deles para este ano.
40 anos de montaria em touros
Em 2019 também são comemorados os 40 anos da chegada do rodeio em touros ao Brasil. A primeira disputa da modalidade aconteceu na Festa do Peão de Barretos, em 1979. Para celebrar a data, a organização do evento prepara homenagens aos peões.
De acordo com o diretor de rodeio, Marcos Abud, esse momento é importante para ser lembrado, porque transformou o esporte em profissão, na qual muitos peões desenvolveram uma carreira.
“Nesse período, já conquistamos 10 títulos mundiais e os nossos competidores estão liderando os principais campeonatos internacionais. Na primeira competição, o vencedor ganhou uma televisão. Hoje, os prêmios envolvem muito dinheiro, parcerias e dão oportunidade para que os jovens humildes possam dar mais conforto para seus familiares”, conta.
Entre os precursores da montaria em touros no Brasil, Tião Procópio receberá homenagem especial da organização: o título “Gigante da Arena”. Segundo Abud, o ex-competidor e atual juiz de rodeio foi escolhido pelo clube Os Independentes, porque foi fundamental na história do rodeio brasileiro e representará todos os outros peões.
Durante o evento, a organização também entregará uma nova estrutura que será destinada ao aquecimento e preparo dos competidores antes das provas. Nomeada de “Casa dos Gigantes”, o espaço tem 320 metros quadrados e conta com sala de fisioterapia, banheiros, uma copa e cozinha.
“Será o camarim dos peões. Eles terão o mesmo espaço que os artistas musicais têm”, explica o presidente, Ricardo Rocha.
Fonte: G1
Você pode gostar também
BARRETOS: Vítima constata fratura ao sofrer queda de moto
O inspetor R.O., 30 anos, morador no bairro Rios, sofreu grave fratura após ter se envolvido em um acidente de trânsito. Segundo o que foi relatado pela vítima, por volta
BARRETOS: Administrador de empresas é detido após agredir travesti e ameaçar policiais na Avenida 43
Um homem de 29 anos, administrador de empresas, morador na Rua 8, centro da cidade, foi apresentado na delegacia, tendo os policiais informado que se encontravam em serviço, quando por
BARRETOS: Violação de domicílio no bairro Vida Nova
Na delegacia esteve à vítima E.C.S., 40 anos, informando ser moradora no bairro Vida Nova, e segundo ela, após ter ficado ausente por alguns dias, a vítima chegou a sua
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.