REGIÃO: Sitiantes instalam câmeras e flagram onças na zona rural
Sistema de monitoramento deve ser usado para a criação de uma ONG na região; ao todo, mais de 19 espécies de animais já foram vistos nas imagens
Câmeras instaladas por sitiantes de Monte Alto já flagraram mais de 19 tipos de animais e, entre eles, 10 onças diferentes desde 2014. As imagens, cedidas à EPTV nesta sexta-feira (17), mostram os flagrantes cada vez mais frequentes e a passagem da espécie puma pela região.
Fábio Manfredim, dono de um sítio, é o responsável pelo sistema de monitoramento da mata aberta preso nas árvores. A bateria dos equipamentos, segundo ele, dura mais de seis meses e é capaz de pegar qualquer movimento.
O de macacos, saguis, capivaras, mão-pelada e até das jaguatiricas é, atualmente, rotineiro nos arquivos.
“A gente resolveu por as lentes depois de perceber pegadas estranhas na terra seca. À princípio, achei que eram de cachorro, mas um funcionário prestou mais a atenção e começamos a achar que eram felinos”, conta.
E era mesmo. Em uma das capturas, a onça-parda surge observadora, pronta para o ataque. Chega perto de uma cerca, onde há um galinheiro, e espera o melhor momento para pular a divisória e seguir em direção as aves.
Outra parece até fazer pose para a filmagem, sempre no período da noite, quando não há movimentação humana.
“Nossa ideia, como começou nesse sitio, mas os vizinhos já estão aderindo [ele se refere a instalação das câmeras], é criar uma ONG para cuidar desses animais e preservar o habitat deles”, ressalta o comerciante Samuel Faria, que também faz parte do projeto.
A viabilização para o corredor ecológico de aproximadamente 100 quilômetros no município ainda não foi iniciada. As imagens da natureza, no entanto, seguem sendo flagradas.
Fonte: acidadeon.com
Você pode gostar também
BARRETOS: Grupo cria protótipo para ampliar uso de respiradores a até quatro pessoas
Pesquisadores montaram válvula que é ligada diretamente aos ventiladores. Aplicativo rastreia pacientes com características respiratórias semelhantes. Sem uma cura cientificamente comprovada e segura, a luta contra a Covid-19 consiste em
REGIÃO: Corpo de homem é encontrado carbonizado próximo a usina
De acordo com a Polícia Militar, o fogo foi colocado apenas no local onde estava o corpo. O caso será investigado. O corpo de um homem, ainda não identificado, foi
REGIÃO: Ladrão que assaltou loja de açaí e teve parte de orelha arrancada por vítima é condenado a 40 anos de prisão
Gabriel Soares Pereira foi condenado por dupla tentativa de latrocínio em regime inicial fechado, de acordo com o processo. Crime foi em dezembro de 2017. O ladrão que assaltou uma
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.