REGIÃO: Sitiantes instalam câmeras e flagram onças na zona rural
18 de maio de 2019 1257 Visualizações

REGIÃO: Sitiantes instalam câmeras e flagram onças na zona rural

Sistema de monitoramento deve ser usado para a criação de uma ONG na região; ao todo, mais de 19 espécies de animais já foram vistos nas imagens

Câmeras instaladas por sitiantes de Monte Alto já flagraram mais de 19 tipos de animais e, entre eles, 10 onças diferentes desde 2014. As imagens, cedidas à EPTV nesta sexta-feira (17), mostram os flagrantes cada vez mais frequentes e a passagem da espécie puma pela região.  

Fábio Manfredim, dono de um sítio, é o responsável pelo sistema de monitoramento da mata aberta preso nas árvores. A bateria dos equipamentos, segundo ele, dura mais de seis meses e é capaz de pegar qualquer movimento.  

O de macacos, saguis, capivaras, mão-pelada e até das jaguatiricas é, atualmente, rotineiro nos arquivos.  

“A gente resolveu por as lentes depois de perceber pegadas estranhas na terra seca. À princípio, achei que eram de cachorro, mas um funcionário prestou mais a atenção e começamos a achar que eram felinos”, conta.  

E era mesmo. Em uma das capturas, a onça-parda surge observadora, pronta para o ataque. Chega perto de uma cerca, onde há um galinheiro, e espera o melhor momento para pular a divisória e seguir em direção as aves.  

Outra parece até fazer pose para a filmagem, sempre no período da noite, quando não há movimentação humana.  

“Nossa ideia, como começou nesse sitio, mas os vizinhos já estão aderindo [ele se refere a instalação das câmeras], é criar uma ONG para cuidar desses animais e preservar o habitat deles”, ressalta o comerciante Samuel Faria, que também faz parte do projeto.  

A viabilização para o corredor ecológico de aproximadamente 100 quilômetros no município ainda não foi iniciada. As imagens da natureza, no entanto, seguem sendo flagradas.  

Fonte: acidadeon.com

Anterior BARRETOS: ROCAM prende homem que praticou roubo em drogaria no Zequinha Amêndola
Next BARRETOS: Motorista tem carreta roubada por três indivíduos armados com pistola na Rodovia Brigadeiro Faria Lima

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Mulher fica ferida em acidente no cruzamento da Avenida 23 com a Rua 26

A ocorrência foi apresentada no Plantão Policial pelos Militares, cabos Quirino e Marcelo, tendo eles informado que foram acionados a comparecerem até a Rua 26, onde o senhor A.C.S., 76

Últimas Notícias

BARRETOS: Câmeras flagram provável autor de furto na Avenida 27

Moradora na Avenida 27, centro da cidade, a vítima P.S.F., 36 anos, esteve na delegacia e informou que, por volta das 3 horas da madrugada, elemento desconhecido, após escalar o

Últimas Notícias

BARRETOS: Pensionista tem dois empréstimos indevidos em seu nome

A senhora A.P.L.P., 58 anos, pensionista, moradora no bairro América, esteve na delegacia e informou que recebe seu benefício em uma agência bancária e na data dos fatos ela entrou

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta