Proibição de casamento antes dos 16 anos será votada pelo Plenário
Pode ser analisado em 2019 pelo Plenário do Senado o projeto que proíbe definitivamente o casamento de menores de 16 anos. O PLC 56/2018, já aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), tem pedido de urgência e está pronto para a análise do Plenário.
De acordo com o Código Civil, o casamento é permitido após a maioridade civil (18 anos) ou após os 16 anos, com a autorização dos pais. Para menores de 16 anos, o casamento só é admitido em caso de gravidez ou para evitar imposição ou cumprimento de pena criminal, já que ter relações sexuais com menores de 14 anos é crime com pena que vai de 8 a 15 anos de reclusão.
Apesar de o Código Penal não prever mais a extinção da pena com o casamento, a menção a essa situação não foi revogada no Código Civil. Para a deputada Laura Carneiro (DEM-RJ), autora do texto, a presença dessa redação na lei, ainda que sem eficácia, atenta tanto contra a dignidade das crianças quanto contra a imagem do país no exterior. Para ela, a mudança na lei é um avanço. A relatora, senadora Marta Suplicy (MDB-SP), concorda.
— O projeto atende a um mundo que mudou. Tem que ser encarada a questão das meninas, e por que não dizer dos meninos também, que são obrigados a casamentos que não fazem o menor sentido — disse Marta.
Relatório do Banco Mundial aponta que o número de matrículas de meninas no ensino secundário (parte do ensino fundamental e todo o ensino médio) e o coeficiente de emprego das mulheres são mais altos onde a idade legal para elas se casarem é 18 anos ou mais. “Níveis educacionais mais baixos devido ao casamento infantil também podem afetar a capacidade da mulher de conseguir emprego”, aponta o relatório.
Fonte: DHoje Interior
Você pode gostar também
REGIÃO: Queda de moto mata jovem e deixa criança em estado grave
Vítimas seguiam pela avenida Maurílio Biagi no sentido Centro-bairro, nas proximidades do Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto; causas ainda deverão ser apuradas Uma jovem de 23 anos morreu e
REGIÃO: Polícia prende e solta pedreiro acusado de esfaquear as filhas
Ele estava dentro de um veículo no bairro Maria Luiza A Polícia Militar prendeu o pedreiro de 56 anos acusado de esfaquear as duas filhas, na noite do último domingo
BARRETOS: Carro pega fogo em posto de pesca no Rio Pardo
Na delegacia esteve o senhor M.C.S., 50 anos, morador na Rua Braz de Ávila Lima, bairro Zequinha Amêndola, e ele informou que na data dos fatos, foi ao ponto de
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.