Proibição de casamento antes dos 16 anos será votada pelo Plenário
4 de janeiro de 2019 821 Visualizações

Proibição de casamento antes dos 16 anos será votada pelo Plenário

Pode ser analisado em 2019 pelo Plenário do Senado o projeto que proíbe definitivamente o casamento de menores de 16 anos. O PLC 56/2018, já aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), tem pedido de urgência e está pronto para a análise do Plenário.

De acordo com o Código Civil, o casamento é permitido após a maioridade civil (18 anos) ou após os 16 anos, com a autorização dos pais. Para menores de 16 anos, o casamento só é admitido em caso de gravidez ou para evitar imposição ou cumprimento de pena criminal, já que ter relações sexuais com menores de 14 anos é crime com pena que vai de 8 a 15 anos de reclusão.

Apesar de o Código Penal não prever mais a extinção da pena com o casamento, a menção a essa situação não foi revogada no Código Civil. Para a deputada Laura Carneiro (DEM-RJ), autora do texto, a presença dessa redação na lei, ainda que sem eficácia, atenta tanto contra a dignidade das crianças quanto contra a imagem do país no exterior. Para ela, a mudança na lei é um avanço. A relatora, senadora Marta Suplicy (MDB-SP), concorda.

— O projeto atende a um mundo que mudou. Tem que ser encarada a questão das meninas, e por que não dizer dos meninos também, que são obrigados a casamentos que não fazem o menor sentido — disse Marta.

Relatório do Banco Mundial aponta que o número de matrículas de meninas no ensino secundário (parte do ensino fundamental e todo o ensino médio) e o coeficiente de emprego das mulheres são mais altos onde a idade legal para elas se casarem é 18 anos ou mais. “Níveis educacionais mais baixos devido ao casamento infantil também podem afetar a capacidade da mulher de conseguir emprego”, aponta o relatório.

Fonte: DHoje Interior

Anterior REGIÃO: Penitenciária registra BO após presos não voltarem da 'saidinha de Natal'
Next REGIÃO: Homem perde três dedos ao soltar rojão

Você pode gostar também

Últimas Notícias

BARRETOS: Proibido consumo também de drogas lícitas em parques infantis

Em reunião, por videoconferência na tarde de ontem (5), os vereadores de Barretos aprovaram em segunda votação uma alteração na lei 2.109, a pedido do vereador Ricardo Rocha (Bodinho), no

Últimas Notícias

REGIÃO: Com apoio do Águia, perseguição acaba com três presos

Suspeitos estariam transportando diversos pinos de cocaína, entre Jaboticabal e Sertãozinho, em um carro; quantidade exata não foi divulgada Uma perseguição policial iniciada na tarde desta quinta-feira (1º), na rodovia

Últimas Notícias

BARRETOS: Estelionatários aplicam golpe e vítima mais de três mil reais

A senhora C.A.B., 60 anos, residente no bairro Nogueira, informou na delegacia que recebeu mensagens de uma pessoa desconhecida que se passou por sua filha, e que pediu para ela

0 Comentário

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.

Deixe uma resposta