ALERTA: Uso excessivo de fones de ouvido pode levar 1,1 bilhão de jovens a surdez
A cultura de utilizar fones de ouvido para ouvir músicas pode tornar-se um grave problema de saúde pública. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 1,1 bilhão de jovens no mundo correm o risco de sofrer perda auditiva por causa do hábito diário de ficar exposto ao barulho.
Os jovens de Rio Preto admitem utilizar com bastante frequência os fones de ouvidos, mas negam sentir algum incomodo no ouvido. “Ouço música todos os dias antes de ir trabalhar e quando estou indo pra casa, mas nunca tive nenhum problema”, afirma Henrique Diego, 26 anos, body piercing. “Eu uso o fone o dia inteiro, mas nunca senti problema de audição e nem nada do tipo”, conta Gabrielle Gonçalves, 21 anos. “Costumo utilizar o fone durante duas horas por dia, mas apenas quando estou lendo no tablet. Não sinto nenhum tipo de desconforto”, comenta Ariane Bedi, enfermeira.
De acordo com a OMS, 50% da população na faixa etária entre 12 e 35 anos está exposta pelo risco de perda de audição. “Em média, quatro horas por dia em um período de cinco anos já é o suficiente para a pessoa correr o risco de perder a audição”, comenta o otorrinolaringologista Vagner Rodrigues. Ele ainda afirma que o tem aumentado o número de jovens que vão ao consultório. “Toda semana vem uma ou duas pessoas com cerca de 20 anos se queixando de zumbido”, afirma.
Especialistas afirmam que 85 decibéis (dB) durante oito horas por dia já podem causar perda de audição, seno que quanto maior o som, menor o tempo em que a pessoa pode ficar exposta. “Existem fones que chegam a 110 dB. Para se ter ideia, 100 dB é o barulho de um motor de caminhão”, diz o médico.
O tipo de fone de ouvido também pode fazer a diferença no prejuízo da audição. “O headfone é melhor porque abafa um pouco o som. Já os fones de celular vão direto no tímpano e podem causar mais danos. Em lugares públicos a situação fica ainda pior, pois o som do fone compete com os ruídos ao redor da pessoa”, finaliza Vagner.
Fonte: Dhoje Interior
Você pode gostar também
BARRETOS: Secretaria Municipal de Saúde esclarece caso de Meningite
A Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento Vigilância Epidemiológica, esclarece que no município há no momento apenas dois casos de meningite confirmados, sendo
BARRETOS: Equipe do SAMU realiza parto dentro da ambulância
Na madrugada desta terça-feira a equipe do SAMU, composta pelo socorrista Itamar e pelo enfermeiro Marco Antônio, saíram para atender a uma ocorrência. A ocorrência se tratava de uma gestante
SAÚDE ANIMAL: Pesquisa tenta evitar eutanásia em cães com leishmaniose ganha apoio da Nasa
Projeto desenvolvido pelo veterinário Ricardo Luiz Cortez propõe o uso de coleiras antiparasitárias em animais com a doença para evitar a contaminação. Segundo ele, alternativa pode ser mais eficaz e
0 Comentário
Seja o primeiro a comentar este artigo!
Você pode gostar também Comente sobre esta notícia.